MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Curso semipresencial gratuito com apoio da Coppe/UFRJ vai ensinar programação em Nova Friburgo

Inscrições são online e terminam nesta sexta-feira, 10; saiba mais

Por Bernardo Fonseca
10/06/22 - 12:02
Curso semipresencial gratuito com apoio da Coppe/UFRJ vai ensinar programação em Friburgo Alunos do curso terão mentoria da UFRJ | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Terminam nesta sexta-feira, 10, as inscrições para o primeiro campo de treinamento gratuito, com foco na ciência de dados, promovido pelo Centro de Tecnologia do Instituto para o Desenvolvimento Econômico, Ambiental e Social (Ideas), em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. Os interessados podem se inscrever por meio deste link.

O curso está previsto para começar no segundo semestre deste ano e tem duração de seis meses. Segundo o Ideas, o formato é semipresencial e terá um monitor disponível, mas não é necessário possuir um computador em casa, já que os estudantes terão acesso a um laboratório exclusivo, aberto semanalmente, no bairro Ponte da Saudade.

O campo de treinamento é produzido pelo Ideas Academy. O conteúdo do curso é desenvolvido por professores do Programa de Engenharia de Sistemas de Computação da Coppe/UFRJ.

Espaço do laboratório que estará à disposição dos alunos no bairro Ponte da SaudadeEspaço do laboratório que estará à disposição dos alunos no bairro Ponte da Saudade | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

São dez vagas disponíveis neste primeiro momento. Os alunos selecionados terão a oportunidade de aprender programação na prática, com base na linguagem Python, desde o básico até como fazer aplicações reais.

Um acordo de cooperação com a Coppe/UFRJ está em fase de elaboração para que o certificado possa ser chancelado por esta instituição, o que também vai possibilitar a ampliação da oferta de cursos com essa instituição que é referência em ensino e pesquisa no Brasil.

Área da tecnologia tem escassez de profissionais

Segundo o estudo "Demanda de Talentos TIC e Estratégias TCEM", divulgado no final de 2021 pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologia Digital (Brasscom), a projeção é de que até 2025 haja um déficit de 530 mil talentos na área da tecnologia de informação no Brasil.

No interior do estado do Rio de Janeiro, a falta de profissionais que saibam programar também é grande.

Para Osvaldo Lucho, diretor da empresa Gigalink, que é um provedor de serviços de internet e patrocina o projeto do Ideas, essa é uma oportunidade única para oferecer formação profissional à juventude da região:

“Existe uma falta de programadores que é gigante. Para se ter uma ideia, qualquer profissional 'nível júnior' já começa ganhando na faixa de uns R$ 2.500 para cima. É a melhor carreira que o jovem pode fazer hoje, em termos financeiros”, avalia.

O interesse da Gigalink em patrocinar a formação na área em Nova Friburgo é ampliar o número de profissionais qualificados na área da tecnologia para o mercado de trabalho.

Novas turmas e cursos

Essa primeira turma do campo de treinamento servirá como um piloto, mas a ideia é que outras sejam abertas daqui para frente, e que a oferta de cursos seja ampliada, possibilitando uma espécie de formação contínua para o futuro profissional da área.

“O profissional, para amadurecer, ele precisa de alguns anos nessa formação, já que existem várias vertentes no mundo da programação. Esse é um Python básico. Depois, vai ter uma programação avançada, por exemplo. E a ideia é chamar outras empresas que possam patrocinar essa ampliação das turmas”, revela.

Segundo o Ideas, cerca de 50 pessoas já se inscreveram até agora, mas as pessoas interessadas ainda podem se cadastrar.

“A procura está imensa. Eu sabia que tinha uma demanda, mas eu sinceramente me surpreendi com a quantidade de inscritos. Qualquer um pode se inscrever e ainda dá tempo”, convida.

O Ideas está localizado na avenida Manoel Carneiro de Menezes, nº 13, no bairro Ponte da Saudade, em Nova Friburgo. Mais informações sobre os cursos estão disponíveis neste link.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.