MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cidades do interior participam da campanha nacional de vacinação contra pólio e outras doenças

Teresópolis, Friburgo, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo estão entre os municípios que já começaram a aplicar as doses

Por Déborah Carvalho
08/08/22 - 15:41
Cidades do interior participam da campanha nacional de vacinação contra pólio e outras doenças Em Cabo Frio, o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, também está aberto para vacinação | Foto: Vinícius Pereira

A Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes começou nesta segunda-feira, dia 8, em todo o país.

Paralelamente, acontece também a vacinação contra a paralisia infantil para crianças de um a quatro anos.

A campanha, que também tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos, de acordo com o calendário básico indicado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), seguirá até 9 de setembro. Já no dia 20 de agosto, será realizada uma mobilização nacional (Dia D).

A iniciativa oferece 18 imunizantes que protegem contra diversas doenças. Estão sendo disponibilizadas vacinas contra tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe, Covid-19, entre outras.

Quem deve se vacinar?

Poliomielite: crianças de 1 a 4 anos

Atualização da caderneta de vacinação: crianças e adolescentes de 0 a 14 anos

Campanha de multivacinação (18 vacinas)

  • Hepatite B

  • Pentavalente (DTP/HIB/ HB)

  • Pólio inativada

  • Pólio oral

  • Rotavírus

  • Pneumocócica 10 valente (conjugada)

  • Meningocócica C (conjugada)

  • Febre amarela

  • Tríplice viral

  • Varicela

  • DTP

  • Hepatite A

  • Difteria e tétano

  • Meningocócica ACWY (conjugada)

  • HPV quadrivalente

  • Influenza

  • Covid-19

As cidades das regiões Serrana e dos Lagos do Rio divulgaram o cronograma de vacinação.

Nova Friburgo

A ação na cidade serrana será promovida nas salas de vacina das unidades básicas de saúde de Olaria e Suspiro, das 8h às 18h, de segunda a sexta. Em Conselheiro Paulino e São Geraldo a aplicação acontece durante a semana, das 8h às 16h.

Teresópolis

Em Teresópolis, também na serra, as doses ficarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. O horário de atendimento é das 9h às 16h.

Cabo Frio

A imunização acontece em todos os postos de saúde de Cabo Frio, das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

A Casa da Criança, no Jardim Esperança, e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, também estão abertos para a vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 16h.

As unidades do Itajuru e do Guarani aplicarão apenas a vacina contra a Covid-19. Para a vacinação dos menores, será necessária a apresentação de documento de identificação, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Búzios

As aplicações no balneário são realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto nos dias em que são realizadas as vacinas de reforço da Covid-19.

Arraial do Cabo

De acordo com o cronograma divulgado pelo município, os imunizantes estarão disponíveis nas unidades de saúde de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Às segundas-feiras, as salas de vacina do posto de saúde da Cabocla vão realizar a aplicação das doses; às terças, os imunizantes estarão disponíveis na unidade do morro da Boa Vista; às quartas, nas unidades da Prainha, Hermes Barcelos e Sabiá, no segundo distrito.

Já nas quintas-feiras, a dose estará disponível nas unidades de saúde do bairro Canaã e Figueira, no segundo distrito; às sextas, será a vez do posto de saúde de Monte Alto realizar a aplicação das vacinas.

Vale lembrar que pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação para a conferência das doses aplicadas e atualização da situação vacinal.

Não há necessidade de intervalo entre as doses de vacinas de rotina e campanha e as vacinas contra a Covid-19 a partir de 3 anos de idade.

Poliomielite (paralisia infantil)

É uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.