Chuvas causam transtornos em Teresópolis; prefeitura fala sobre alagamentos frequentes
Cidade permanece em estágio de vigilância, já que existe a possibilidade de mais chuva
.jpg)
Mais uma vez, as chuvas causaram transtornos em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. O município segue em estágio de atenção.
Durante os temporais que atingiram a cidade no sábado, 16, e domingo, 17, a cidade registrou várias ocorrências, entre elas, deslizamentos, enxurrada, destelhamento e quedas de árvores.
Confira o balanço da Defesa Civil nesses dois dias:
Sábado, 16
Vistoria em alvenaria, na rua Carmélio dos Santos Couto, no Corta Vento
Enxurrada de lama, na rua Potiguares, no Meudon
Deslizamento de terra, na estrada Rio Bahia km 84, no Vale da Revolta
Queda de muro, na rua Maracajés, no Meudon
Queda de muro, na rua José Flores Dias, no Vale da Revolta
Rompimento de fiação, na servidão Maria Rosa de Lima, no Pimentel
Domingo, 17
Deslizamento de terra na rua Josias Antônio de Souza, no Jardim Meudon
Destelhamento do telhado, na rua Ivair, em Fátima
Enxurrada de lama na rua Armando Vieira, no Morro do Tiro
Queda de vegetal na rua Valdir Babosa Moreira, na Várzea
Queda de vegetal na rua Pastor José Virgílio, no Jardim Europa
Destelhamento do telhado na praça Nossa Senhora Aparecida, em São Pedro
Moradores postaram nas redes sociais algumas ocorrências que mostram ruas alagadas. Veja os vídeos abaixo:
De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura, os maiores volumes de chuvas registrados em 24 horas foram nos seguintes locais: Rosário com 22,6 mm, Barroso com 23,4 mm, Volta do Pião com 26,94 mm e São Pedro com 30,6 mm.
A Defesa Civil informou, por meio de nota, que a cidade permanece em estágio de vigilância porque existe a possibilidade de chuva moderada a ocasionalmente forte para as próximas horas. O órgão fez ainda um alerta:
Fiquem atentos aos nossos alertas, e em caso de emergência, ligue 199 ou entre em contato via WhatsApp (21) 2742-7025.
Situação que se repete na cidade
Nos últimos meses, a situação dos alagamentos vem se repetindo em diversos pontos quando chove no município serrano.
A reportagem questionou a Prefeitura de Teresópolis sobre quais ações estão sendo feitas para que esses alagamentos terminem. Por meio de nota, o município informou que mantém serviços regulares na cidade:
A limpeza de ralos e bueiros e a desobstrução de galerias pluviais são serviços de rotina realizados pelas equipes das secretarias de Obras e Serviços Públicos, na cidade, e de Agricultura, no interior. Porém, esses equipamentos ficam obstruídos com os materiais carregados pela correnteza após temporais de grande intensidade, como os ocorridos nos últimos dias, e que por vezes ocasionam o transbordamento do rio Paquequer em alguns trechos. Levados pela água, detritos como pedaços de madeira, vegetação e terra, entre outros, acabam entupindo bueiros e ralos, rompendo galerias pluviais e dificultando o escoamento da água nas vias públicas, que acabam alagadas.
A prefeitura informou ainda que uma equipe do programa Limpa Rio, do governo do estado, trabalha no desassoreamento dos rios de Teresópolis, nas áreas urbana e rural, desde o fim do ano passado.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!