Carnaval 2024: retorno dos desfiles das escolas de samba de Cabo Frio é cancelado pela Liga
Presidência da instituição afirma que motivo é a falta de comunicação com a prefeitura

O retorno dos desfiles de Carnaval das escolas de samba de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, previsto para este ano, foi cancelado pelas agremiações. A decisão foi tomada no início desta semana, durante uma assembleia da Liga Independente das Escolas de Sambas e Blocos Carnavalescos.
O presidente da entidade, Carlos Ernesto Lopes, o Carlão, disse, por meio de nota, que o cancelamento do Carnaval das escolas é fruto de uma série de desafios, incluindo a falta de comunicação com a prefeitura, especialmente com a Secretaria de Cultura.
A Liga fez várias tentativas de apresentar o projeto de retomada ao governo, mas não recebeu resposta da Secretaria de Cultura ou do gabinete. Diante da falta de apoio para a realização do evento, os representantes das escolas decidiram, em nome do respeito à tradição carnavalesca, não participar do Carnaval de 2024.
Também por meio de nota, outra instituição a se manifestar foi a Associação dos Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccaf), destacando que, sem o apoio do governo municipal, os blocos de rua acenderam o alerta:
É preciso um amplo diálogo com o governo municipal, pois o Carnaval é uma festividade grandiosa e sua amplitude exige um planejamento efetivo com um plano de trabalho bem pensado para que tudo dê certo. A maior festa popular do país não pode ser pensada no singular, ela é feita a muitas mãos, é preciso somar esforços para que Cabo Frio tenha um Carnaval ordeiro e de qualidade para os turistas e cidadãos da nossa cidade.
A nota da associação ressaltou que os blocos estão preparados para os desfiles nas ruas: “a prefeita precisa ter uma noção do tamanho do nosso Carnaval, para que tenha ação direta e efetiva junto às secretarias e órgãos envolvidos, da nossa parte está tudo pronto”.
Ainda de acordo com o comunicado da associação, após o cancelamento dos desfiles das escolas, os blocos da cidade aguardam uma reunião em caráter de urgência com a prefeitura para definir o destino do tradicional ‘Carnaval de Rua’ de Cabo Frio.
Saudade dos desfiles
O desfile das escolas de samba de Cabo Frio não ocorre de forma oficial desde 2015. Um encontro entre Liga, escolas e prefeitura havia oficializado o retorno em outubro do ano passado.
Em novembro, no Dia Municipal do Samba, a prefeita Magdala Furtado (PL) participou, inclusive, da lavagem de galpões da Morada do Samba, um ato simbólico para marcar a retomada dos desfiles na cidade.
Procurada pela nossa equipe nesta quarta, 10, e quinta-feira, 11, a Prefeitura de Cabo Frio não retornou aos nossos questionamentos sobre a realização do Carnaval. A reportagem segue aguardando uma resposta.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.