MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mais proteção: cerca de 26 mil preservativos são distribuídos no Carnaval em Friburgo

Além de camisinhas, Secretaria Municipal de Saúde deu orientações e distribuiu material informativo

Por Redação Multiplix
20/02/23 - 17:51
Mais proteção: cerca de 26 mil preservativos são distribuídos no Carnaval em Friburgo 'Ônibus da saúde’ ficou estacionado na principal avenida da cidade | Foto: Divulgação/PMNF

Durante três dias, entre sexta e domingo de Carnaval (dias 17, 18 e 19), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde distribuíram 26.600 preservativos nas ruas de Nova Friburgo.

Ao todo, foram entregues 25.900 camisinhas masculinas e 700 preservativos femininos.

O ‘ônibus da saúde’ ficou estacionado no Centro da cidade, próximo à principal via - a avenida Alberto Braune.

Uma equipe ficou no local dando orientações, distribuindo materiais educativos e, também, os preservativos masculinos e femininos.

A conscientização sobre o uso de camisinhas é importante para evitar a gravidez, já que esse é um método contraceptivo.

Mas é fundamental para a prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis.

O preservativo protege homens e mulheres contra doenças como HIV (popularmente conhecida como Aids), HPV, herpes genitais, hepatite e outras.

Com camisinha a alegria é geral

A distribuição dos preservativos em Friburgo faz parte da Campanha Nacional de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) que começou na sexta-feira, 17, com o slogan ‘Voltou o Carnaval e com camisinha a alegria é geral’.

O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância de aliar a alegria e a folia, típicas da festa popular, com a prevenção de doenças e o sexo seguro, através do uso de preservativos.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, mais de 1,2 milhão preservativos internos e mais de 33 milhões de preservativos externos foram distribuídos aos estados para retirada gratuita em unidades básicas de saúde.

O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é considerado o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

O lançamento da campanha foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, que ressaltou o tema escolhido:

O retorno da alegria, após momentos tão duros que vivemos (e ainda continuamos, na pandemia de Covid-19), é o mote dessa campanha educativa para o período do carnaval.

Ela acrescentou ainda:

Graças às vacinas é possível brincar e se divertir, com toda amorosidade que existe no carnaval e todas as formas de namoro e de sexo, mas fazemos questão de frisar a importância da proteção.

A ministra chamou a atenção não só para ISTs, mas também para a proteção contra o HIV/Aids.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.