MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio, Friburgo, Duas Barras e Teresópolis têm programação especial para comemorar o Dia de Reis

Grupos começam a se apresentar a partir desta sexta, 6, e fazem cortejos durante todo o mês de janeiro

Por Nai Frossard
05/01/23 - 11:47 | Atualizada em 06/01/23 - 09:37
Friburgo, Duas Barras e Teresópolis têm programação para comemorar o Dia de Reis Friburgo realiza encontro de folias nos dias 21 e 22 de janeiro | Foto: Regina Lo Bianco

Elas são raras e, as poucas que existem, mantém a tradição de cortejos, cantorias e visitações em presépios, casas e locais públicos, principalmente no interior do estado do Rio. Mas elas também estão espalhadas em outras cidades do país.

A Folia de Reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, provavelmente trazida para o Brasil no século XIX.

De caráter cultural e religioso, ocorre geralmente no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, dia em que é celebrado o Dia de Reis ou Dia dos Reis Magos. Data que relembra a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana no Rio, existem cerca de 18 grupos de Folia de Reis. Elas começam as andanças a partir das 19h desta sexta-feira, 6, pelo presépio no centro de Conselheiro Paulino, um distrito de Friburgo.

Música e percussão marcam as passagens das foliasMúsica e percussão marcam as passagens das folias | Foto: Regina Lo Bianco

No sábado, dia 7, um dos grupos mais antigos de folia na cidade, o ‘Reisado de Mury São Sebastião’, faz cortejos por algumas localidades, como Riograndina e Conselheiro Paulino, repetindo cantos e movimentos cênicos que estão sendo mantidos há 90 anos pela família.

A antiga folia de 1932 foi a herança que Ademir Alves Ribeiro recebeu do pai e hoje o assunto é um dos principais da sua vida. Atualmente, ele ocupa o cargo de presidente de uma associação de folias em Friburgo.

Ademir contou que o primeiro encontro de folias na região será em Duas Barras, no sábado e domingo, dias 7 e 8 de janeiro.

Cerca de 30 grupos de folias, vindos de diversas localidades, irão se apresentar na Praça Governador Portela para o 46° Encontro de Folia de Reis de Duas Barras. A tradição é forte no município e atravessa o tempo, sem perder as características originais.

Ademir informou ainda que nos dias 21 e 22 de janeiro acontecerá um encontro de folias em Friburgo e cerca de 18 grupos irão participar deste festival.

Folias começam os cortejos no Dia de Reis, 6 de janeiroFolias começam os cortejos no Dia de Reis, 6 de janeiro | Foto: Regina Lo Bianco

Teresópolis

A Folia Estrela Guia vai se apresentar na Casa de Cultura Adolpho Bloch nesta sexta, dia 6, às 19h, com entrada franca. O grupo foi contemplado com prêmio do edital ‘Folia RJ 2023’, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O município tem duas folias em atividade: a Estrela Guia e a Estrela Marte do Oriente. As duas são tombadas pela Secretaria de Cultura como patrimônios imateriais do município.

A secretária de Cultura de Teresópolis, Cléo Jordão, disse que Teresópolis realiza encontros de Folia de Reis há 12 anos, para garantir a continuidade dessa manifestação cultural. Ela faz o convite:

A Folia de Reis alia cultura e fé e merece todo o nosso incentivo. Vamos prestigiar, no dia 6 de janeiro, esse bonito festejo popular e tradicional brasileiro.

A Folia Estrela Guia surgiu há 40 anos com o mestre Reginaldo Lopes. Ele estava acostumado a ouvir as histórias de folia contadas pelo pai e guardou no coração a vontade de dar continuidade à tradição.

Em dezembro de 1982, um pequeno grupo se reuniu pela primeira vez, com alguns poucos instrumentos. Reginaldo aprendeu primeiro cavaquinho e depois bandolim, para animar os cortejos.

O pai dele, Francisco Lopes, foi mestre de Folia de Reis na década de 1950 e envolveu a família na cultura brasileira que mostra uma mistura de folclore e religião, com música, teatro e fé entre os participantes.

 Praça da Cidadania, na Praia do Forte, será palco das Folias de Reis em Cabo Frio Praça da Cidadania, na Praia do Forte, será palco das Folias de Reis em Cabo Frio | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Cabo Frio

Na Região dos Lagos do Rio, a Praça da Cidadania, na Praia do Forte, será o palco das Folias de Reis de Cabo Frio.

Estava previsto para esta sexta-feira, dia 6, uma festa comandada pelos grupos folclóricos Estrela do Oriente e Estrela D’alva. A folia Boi da Abissínia iria abrir o espaço para os grupos passarem com o cortejo no meio do público.

Mas por causa a chuva, a Prefeitura de Cabo Frio informou que a celebração da Folia de Reis foi adiada.

Em breve, será divulgada uma nova data para a realização da festa, nos canais oficiais da Prefeitura.

A Folia de Reis é considerado Patrimônio Cultural Imaterial de Cabo Frio, desde que a lei 3.268 foi sancionada pelo prefeito José Bonifácio, em março de 2021.

Com a sanção, o Dia de Reis passou também a integrar o Calendário Oficial de Eventos da cidade, mantendo viva a cultura popular de Cabo Frio, a tradicional festa cristã.

Uma das figuras presentes nas folias é o palhaçoUma das figuras presentes nas folias é o palhaço | Foto: Regina Lo Bianco

Você já viu uma Folia de Reis?

Também chamada de ‘Reisado’ ou ‘Festa de Santos Reis’, a Folia de Reis é marcada por um desfile com um grupo vestindo roupas coloridas e muitas fitas, entoando músicas tradicionais da cultura popular brasileira.

Os participantes se distribuem em posições determinadas por especializações vocais e instrumentais, numa rica manifestação cultural e artística.

As figuras centrais da folia têm sempre um mestre, a representação dos três Reis Magos, o palhaço e o coro, e o portador da bandeira. Todos são misturados com instrumentos compondo a indumentária, como acordeons, violas e violões, cavaquinhos e reco-recos, pandeiros, entre outros.

As folias costumam visitar casas, indo de porta em porta com uma cantoria peculiar, como uma ladainha, lembrando a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra.

Dizem que a visita de uma folia costuma abençoar a casa, e é comum receber os participantes com uma mesa farta de alimentos e comidas típicas e regionais.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.