MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Autor bibarrense lança livro com crônicas sobre a Suíça e imigração para Nova Friburgo

Ideia para a obra Legado Suíço surgiu após entrevista do escritor Alberto Wermelinger ao Portal Multiplix

Por Sara Schuabb e Luisa Machado
10/07/19 - 09:27
Autor lança livro sobre a Suíça e imigração para Nova Friburgo Livro Legado Suíço, de autoria de Alberto Wermelinger, reúne 75 crônicas sobre a Suíça | Foto: Divulgação/Alberto Wermelinger

O presidente da Academia Friburguense de Letras, Alberto Wermelinger, lançou, no dia 3 de julho, sua mais recente obra literária, chamada de “Legado Suíço”. No livro, o escritor apresenta temas relacionados à Suíça, à formação do país e sua diversidade, geografia, história, tradições, população e política, sempre sob a ótica das experiências do autor no país europeu. A obra trata, também, sobre o movimento migratório de 1819, que levou à colonização de Nova Friburgo, na serra fluminense.

Alberto reconhece que o tema da imigração de 1819 já foi bastante explorado na região, mas afirma que a abordagem deste livro é diferente das demais.

“São 75 crônicas, se podemos chamá-las assim, nas quais descrevo situações, sempre vinculadas à cultura suíça entremeada com situações pessoais que eu vivenciei naquele país, ligadas a pessoas, famílias, lendas, acontecimentos e locais por onde passei”, afirma.

Segundo o escritor, a ideia de elaborar o livro nasceu após entrevista concedida ao Portal Multiplix. Na ocasião, Alberto diz que foi indagado pela jornalista Sara Schuabb sobre questões relativas a famílias suíças e, ao falar sobre a página que mantém no Facebook, com mais de cem publicações sobre a imigração helvética para Nova Friburgo, recebeu a sugestão para produzir o livro.

“Os textos já estavam prontos, restava apenas proceder a uma rigorosa conferência e providenciar eventuais correções de texto. Diante desses fatos, o tempo foi apenas aquele necessário para realizar as correções cabíveis. Não creio que tenha ultrapassado dois meses”, diz.

Quem tiver interesse em adquirir um exemplar, basta entrar em contato com o autor, pelo telefone/WhatsApp (22) 99874-9609, ou enviar solicitação para o e-mail albertowermelinger@gmail.com.

O autor Alberto Wermelinger junto ao livro Legado SuíçoO autor Alberto Wermelinger junto ao livro Legado Suíço | Foto: Divulgação/Alberto Wermelinger

Sobre o autor

Alberto Lima Abib Wermelinger-Monnerat nasceu em Duas Barras, município do interior da Região Serrana do Rio. Economista aposentado, atuou em áreas como capitais estrangeiros, mercado financeiro e de capitais etc.

Descende, pelo lado materno, de famílias portuguesas e das suíças Wermelinger-Egli, Monnerat-Koller, Borer-Wehrli, Stutz-Gueber, dedicando-se ao intercâmbio com a Suíça, através das seguintes entidades e atividades: membro da Société Fribourgeoise des Écrivains, com sede em Fribourg, na Suíça; membro da Société d’Histoire du Canton de Fribourg, Suíça; membro do Colégio Brasileiro de Genealogia. Pelo lado paterno, tem ancestrais libaneses.

Presidente da Academia Friburguense de Letras (biênio 2019-2020), de Nova Friburgo, é autor dos livros “A Família Wermelinger – Uma aventura em dois continentes (A imigração suíça de 1819-1820)”, “...E os Suíços chegaram”, “Pierre-Nicolas Chenaux – O herói da Gruyère e sua marca no Brasil (A família Thurler)”, e “Têra Novala – Terra Nova – Terre Nouvelle – Neues Land – Nüüs Lann”, em parceria com os autores suíços Anne-Marie Yerly-Quartenoud e Daniel Folly.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.