MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Aplicativo que incentiva troca de lixo eletrônico por produtos é criado em Nova Friburgo

Projeto Reciclotron têm parcerias com lojas de alimentos, bebidas, roupas e até serviços de informática; veja como participar

Por Kessia Coutinho
07/12/21 - 16:41
Aplicativo que incentiva troca de lixo eletrônico por produtos é criado em Nova Friburgo Aplicativo está disponível nas versões Android e iOS | Arte: Reprodução/Projeto Reciclotron

O projeto Reciclotron da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, conta agora com um aplicativo para cadastrar o material eletrônico descartado e trocar por pontos, que acumulados podem ser trocados por produtos em diversos lugares da cidade.

Essa é uma parceria entre a secretaria municipal de Ciência e Tecnologia e a universidade.

Diversos pontos de coleta estão disponíveis na cidade. Um deles fica na Central de Operações e Monitoramento Nova Friburgo Cidade Inteligente, onde o interessado em participar do projeto pode conectar o seu aparelho no wi-fi livre disponibilizado pela central.

É preciso baixar o app (Android e iOS), fazer o cadastro e começar a receber os pontos direto no aplicativo.

Bastam apenas três passos para começar a juntar os pontosBastam apenas três passos para começar a juntar os pontos | Arte: Reprodução/Projeto Reciclotron

Os reciclopontos são pontos que podem ser trocados por produtos na rede de parceiros presentes no site do projeto.

Todo material descartado é reutilizado em cursos de robótica e salas de informática. Para participar, basta levar os equipamentos até um ponto de coleta e registrá-los através de um formulário digital.

Eletroeletrônicos que não são mais usados podem ser doados para o projetoEletroeletrônicos que não são mais usados podem ser doados para o projeto | Arte: Divulgação/Projeto Reciclotron

Quem quiser doar, pode comparecer ao prédio da Cidade Inteligente, que fica na avenida Alberto Braune, 224, no centro, ou em outros pontos de coleta espalhados pela cidade.

Projeto Reciclotron

Reciclotron é uma startup de impacto socioambiental para difusão da cultura da sustentabilidade que estabelece um ecossistema para o consumo consciente, a reciclagem de resíduos eletrônicos e a inclusão digital.

A Comissão Permanente de Sustentabilidade – CPS, o Programa de Extensão Sustenta Vida e o escritório da agência de inovação do Instituto de Saúde Nova Friburgo da UFF apoiam a iniciativa.

O compromisso do projeto é promover o desenvolvimento sustentável nas diversas áreas de atuação da universidade, contribuindo para o bem-estar da comunidade interna e externa, investindo em pesquisa e em novas tecnologias ambientais e socialmente responsáveis.

Com o crescente aparelhamento tecnológico das sociedades humanas, que acarretam no aumento da produção de resíduos eletroeletrônicos o Brasil chega a produzir anualmente toneladas desses resíduos, sendo que menos de 1% é reciclado, desperdiçando valiosos insumos.

O descarte inadequado é um fator de risco para a saúde e de contaminação do meio ambiente, pois substâncias perigosas infiltram-se nas águas e solos.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.