MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Anvisa vai voltar a proibir a venda de álcool líquido 70% a partir do fim do mês; veja alternativas

Comercialização foi flexibilizada pela agência devido à pandemia da Covid-19

Por Redação Multiplix
09/04/24 - 11:35
Anvisa vai voltar a proibir a venda de álcool líquido 70% a partir do fim do mês; veja alternativas Venda de álcool líquido volta a ser proibida no fim do mês | Foto: Reprodução/Juca Varella (Agência Brasil)

A partir do dia 30 de abril, o álcool líquido 70% vai deixar de ser novamente comercializado em supermercados e outros estabelecimentos. A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não afetará a venda do produto em gel.

Por ser altamente inflamável, acidentes com o seu uso fizeram milhares de vítimas no país. Por isso, o governo proibiu, desde 2002, a venda de álcool líquido com percentual igual ou superior a 54 GL. Mas, em 2020, a medida foi temporariamente revogada por causa do avanço da pandemia da Covid-19.

De lá para cá, o álcool líquido 70% foi amplamente utilizado na higienização de mãos e objetos para controlar a disseminação do vírus.

A comercialização do produto vai até o dia 29 de abril e, de acordo com a Agência, a disponibilidade será apenas em "outras formas físicas, como gel, lenço impregnado, aerossol”.

A Anvisa esclareceu que os consumidores têm ainda outras opções para limpeza, como produtos desinfetantes que não contêm álcool, mas são eficazes contra germes, incluindo o vírus da Covid-19.

Vale destacar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a melhor forma de higienizar as mãos continua sendo usar água e sabonete. O Ministério da Saúde (MS) destaca também na sua página na internet: "Um gesto simples que previne infecções hospitalares, resistência microbiana e vários tipos de vírus".

De acordo com o MS, por ano, são registradas 150 mil internações em decorrência de queimaduras. Com base em levantamentos, a Anvisa informou que, em geral, a situação mais perigosa envolvendo queimaduras está relacionada ao uso do álcool no momento em que as pessoas acendem churrasqueiras e fogueiras:

“No caso do álcool, um desses fatores é a facilidade de espalhamento do produto antes e durante a combustão quando em estado líquido, o que é inversamente proporcional quando com viscosidade. Assim, quando há acidente com o álcool na forma física líquida, a extensão e o dano à pele são grandes."

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.