MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ambulâncias do Samu são entregues a dez cidades do interior; veja quais são

Ação faz parte do projeto 'Samu 100% RJ'; prestação do serviço é alvo de polêmica em Friburgo

Por Kessia Coutinho
02/03/23 - 14:20 | Atualizada em 02/03/23 - 15:31
Ambulâncias do Samu são entregues a dez cidades do interior; veja quais são Veículos foram entregues nesta quarta-feira, 01, no 6º GBM | Foto: Gee Santos

O Governo do Estado do Rio de Janeiro entregou, na última quarta-feira, 01, seis novas ambulâncias do Samu para Nova Friburgo e outras cidades da Região Serrana do Rio.

A cerimônia simbólica, aconteceu na sede do 6º Quartel do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo e contou com a presença de várias autoridades, como o vice-governador, Thiago Pampolha, e o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

O prefeito de Friburgo, Johnny Maycon, e os de municípios do interior também participaram do evento.

Autoridades de várias cidades estiveram presente no evento de emprega dos veículos Autoridades de várias cidades estiveram presente no evento de emprega dos veículos | Foto: Gee Santos

Ao todo, 12 ambulâncias classificadas como avançadas, com suporte para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foram entregues para 10 cidades da região. São elas;

  • Nova Friburgo: 3

  • Bom Jardim: 1

  • Trajano de Moraes: 1

  • Santa Maria Madalena: 1

  • Cantagalo: 1

  • Macuco: 1

  • Cordeiro: 1

  • Carmo: 1

  • São Sebastião do Alto: 1

  • Duas Barras: 1

Ao todo 12 veículos foram entregues para cidades da região  Ao todo 12 veículos foram entregues para cidades da região | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A entrega faz parte do projeto ‘Samu 100% RJ’, que vai disponibilizar, ao todo, 249 veículos e levar o serviço para cidades que ainda não têm o atendimento instalado.

O vice-governador do estado, Thiago Pampolha, falou sobre o projeto:

Este é o início de uma parceria do Governo do Estado com o município em relação ao serviço do Samu”.

Essa entrega faz parte do projeto ‘Samu 100% RJ’ que vai disponibilizar, ao todo, 249 veículos, levando o serviço inclusive para cidades que ainda não têm o atendimento instalado.

Desde o início do ano, já foram entregues 145 ambulâncias para 38 municípios, com um investimento de R$ 87,4 milhões.

Segundo dados do Samu-RJ, já foram registrados somente neste ano, 16.027 atendimentos e em 2022, foram, em média, 502 atendimentos por dia.

Polêmica em Nova Friburgo

Em março do ano passado, a reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para saber sobre a situação do Samu em Nova Friburgo, já que em 2011 a cidade recebeu equipamentos semelhantes, que ficaram sucateadas no Hospital Municipal Raul Sertã, já que o serviço não foi implementado.

Naquela época, o governo estadual disse apenas que o Samu é gerido pela SES na capital e que Friburgo recebeu os veículos em 2011 e não implementou o serviço.

“Desde 2016, a SES repassa, aos municípios que possuem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192) habilitado, verba de custeio para a manutenção, realizado por meio de repasses do Fundo Estadual de Saúde aos respectivos Fundos Municipais de Saúde. O município de Nova Friburgo recebeu do Ministério da Saúde, em 2011, por ocasião das enchentes, três ambulâncias, mas não chegou a implantar o serviço. E, portanto, não recebe verba de custeio da secretaria.”

Ainda segundo a SES, em 2021, foi feita nova pactuação para incentivo de implantação do SAMU, que previa uma maior parcela de repasse da SES para o custeio do serviço.

A reportagem fez, nesta quinta, 2, novos questionamentos ao estado e aguarda respostas.

A prefeitura, por sua vez, informou que: “o veículo de 2011 entregue em Nova Friburgo não está sendo usado devido à falta de implementação do Samu. As novas viaturas estão em processo de documentação, enquanto também o Samu segue em processo de habilitação junto a Câmara Técnica do Estado que, até hoje, nunca foi implantado em Nova Friburgo.”

Na nota, a assessoria de imprensa ainda disse que a atual gestão está empenhada pra dar início aos serviços na cidade e, pra isso, está fazendo tratativas com a Câmara Técnica Estadual e que o processo já está em desenvolvimento.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.