Alerta: Região Serrana passa de risco baixo para moderado no novo mapa da Covid no RJ
Municípios da Região dos Lagos permanecem com a mesma bandeira laranja para contaminação da doença

O mais recente Mapa de Risco da Covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta que as cidades da Região Serrana do Rio foram incluídas novamente na bandeira laranja, classificação de risco moderado para contaminação da doença.
Entre os municípios que fazem parte da nossa área de cobertura, estão Nova Friburgo e Teresópolis.
De acordo com a SES, desta vez, a análise fez a comparação da terceira semana epidemiológica deste ano, entre os dias 16 a 22 de janeiro, com a primeira, de 2 a 8 de janeiro.
Em todo estado, neste período, as internações aumentaram de 309 para 637 e os óbitos passaram de 35 para 157. Os dados apontam ainda que, no período de 18 a 25 de janeiro, a taxa de positividade para os testes RT-PCR foi de 64%.
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações do Ministério da Saúde, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
Os resultados são utilizados para auxiliar os gestores públicos sejam na tomada de decisões posteriores, além de informar sobre a necessidade de adoção de medidas restritivas, de acordo com o nível de risco de cada cidade.
Ainda segundo o mapa, sete das nove regiões do estado estão classificadas como bandeira laranja, incluindo a Região dos Lagos do Rio, onde estão as cidades de Arraial do Cabo e Cabo Frio, que compõe a Baixada Litorânea do Rio, juntamente com outras nove cidades.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.