MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Alerj elege nova Mesa Diretora: deputado Rodrigo Barcellar (PL) é o novo presidente

Parlamentar disse que quer priorizar o interior do estado em seu mandato e assume compromisso de fortalecer a região

Por Redação Multiplix
03/02/23 - 11:37
Alerj elege nova Mesa Diretora: deputado Rodrigo Barcellar (PL) é o novo presidente Interior será prioridade para o novo presidente da Alerj | Foto: Divulgação/Alerj

O deputado Rodrigo Bacellar (PL) foi eleito nessa quinta-feira, 2, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para a 13ª Legislatura, com mandato de dois anos.

Foram 56 votos favoráveis, 13 abstenções e uma ausência na votação que elegeu a chapa única “Unidos pelo Rio” para conduzir os trabalhos da Alerj.

O número de mulheres para a Mesa Diretora aumentou: passou de duas para cinco integrantes dos 12 parlamentares que compõem este grupo.

Interior do Rio

Natural de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o novo presidente assumiu seu compromisso com o interior do estado:

Rio de Janeiro forte é um interior fluminense forte. Tenho muito orgulho de ter vindo do interior e vou trabalhar para fortalecer ainda mais nosso estado.

Bacellar fez uma brincadeira nesse momento se referindo à palavra originada no interior de Campos para fazer alusão ao farol instalado no Cabo de São Tomé, semelhante a uma grande lamparina:

Lamparão chegou ao poder!

Ele também afirmou em seu discurso que será um defensor da pluralidade democrática no parlamento fluminense.

“É a partir de hoje que teremos de trabalhar juntos para dar voz a quem não tem, para cobrar políticas públicas eficientes e para defender o melhor para o nosso estado e para nossa população”, declarou o novo presidente da Casa.

O presidente eleito reiterou que trabalhará com isonomia no Legislativo. “A partir deste momento, não há mais aqueles que me apoiaram, aqueles que criticaram ou aqueles que se abstiveram. O Brasil de hoje precisa de paz; o Rio do amanhã, de união. Democracia também requer isonomia. Assim, o que um deputado tiver, o outro também terá. O princípio de igualdade é fator determinante na minha condução. A eleição da chapa acabou neste momento. Vamos abaixar às guardas”, destacou Bacellar.

Prioridades

O novo presidente da Alerj elencou as prioridades do seu mandato, destacando a necessidade de uma reforma tributária, em função da quantidade de benefícios que são concedidos no estado, e reforçou o foco no desenvolvimento do interior, em especial da região do Porto do Açu.

A gente percebe que a grande tendência de crescimento do estado está ali naquela região. É uma prioridade. Já avançamos muito com o governo, acelerando a ponte de integração entre o município de São Francisco do Itabapoana e o acesso ao porto.

Bacellar reiterou o compromisso de resguardar a pluralidade do parlamento, em especial na composição das comissões da Casa:

Fui o primeiro presidente na história que, antes de se consagrar vencedor, quis chamar todo mundo para participar de maneira bem democrática da divisão das comissões. De modo que, lá na frente, uma vez eleita a chapa, ninguém fosse atropelado.

A votação

A sessão foi presidida pelo parlamentar com o maior número de mandatos, deputado Carlos Minc (PSB). As deputadas Tia Ju (REP) e Martha Rocha (PDT) foram escolhidas para secretariar os trabalhos.

A votação em chapa única ocorreu após desistência da candidatura por Jair Bittencourt (PL). A eleição aberta e nominal foi garantida por decisão judicial. No Plenário, o deputado reforçou a unidade da base de governo.

A Mesa Diretora terá o deputado Brazão (União) como primeiro vice-presidente. Os demais serão Tia Ju (REP), segunda vice; Zeidan (PT), terceira vice; e Célia Jordão (PL), quarta vice.

O deputado Rosenverg Reis (MDB) foi eleito primeira secretário; Pedro Ricardo (PROS), segundo secretário; Franciane Motta (União), terceira secretária; e Giovani Ratinho (SDD), quarto secretário. Já os vogais eleitos são Índia Armelau (PL), Dr. Deodalto (PL),Valdecy da Saúde (PL) e Renato Miranda (PL).

O Decano, deputado Carlos Minc, foi um dos 13 parlamentares que se abstiveram. Ele ressaltou a importância de os deputados superarem as diferenças e trabalharem em conjunto pelo desenvolvimento do estado:

Vejo como tudo mudou desde a minha primeira posse. Muitas coisas avançaram e outras coisas se radicalizaram, mas a gente tenta passar para os deputados novos a nossa experiência. Ninguém faz política sozinho. Para aprovar um projeto a gente precisa do apoio de vários deputados e, portanto, é preciso dialogar e negociar.

Confira a composição da nova Mesa Diretora da Alerj:

1º vice-presidente - Brazão (União)

2º vice-presidente - Tia Ju (REP)

3º vice-presidente - Zeidan (PT)

4º vice-presidente - Célia Jordão (PL)

1º Secretário da Mesa - Rosenverg Reis (MDB)

2º secretário - Dr. Pedro Ricardo (PROS)

3º secretário - Franciane Motta (União)

4º secretário - Giovani Ratinho (SDD)

1º vogal - Índia Armelau (PL)

2º vogal - Dr. Deodalto (PL)

3º vogal - Valdecy da Saúde (PL)

4º vogal - Renato Miranda (PL)

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.