MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Agentes do Detran podem ter que filmar vistorias realizadas nas ruas do estado do Rio

Projeto de lei do deputado Luiz Paulo foi aprovado pela Alerj e segue para apreciação do governador Wilson Witzel

Por Redação Multiplix
03/04/19 - 14:16
Agentes do Detran podem ter que filmar vistorias realizadas nas ruas do estado do Rio Vistoria nas ruas realizadas pelo Detran tem previsão para começar no dia 8 de abril | Foto: João Luccas Oliveira

Os agentes do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) podem ter que filmar as vistorias de fiscalização de carros durante as blitzes, que têm previsão de começarem neste mês de abril. Isso por que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última terça-feira, dia 2 de abril, em discussão única e regime de urgência, o projeto de lei 2/2019. As filmagens deverão estar disponíveis para os motoristas no prazo de 15 dias a contar da data da operação. Vale destacar que o projeto segue para o governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a matéria.

Segundo o autor da proposta, o deputado Luiz Paulo (PSDB), o objetivo é reduzir a possibilidade de extorsão dos motoristas nas ruas e combater a máfia dos reboques.

"A obrigatoriedade de exigir do Detran a gravação é garantir a completa transparência ao procedimento de fiscalização que se dará nas vias públicas do estado. Assim como estabelecido na Lei 8.269/18, caberá aos agentes realizarem os procedimentos de verificação nos veículos", afirma o parlamentar.

Vale lembrar que a lei que previa o fim da vistoria para carros de passeio nos postos do Detran foi sancionada pelo governador em exercício, Francisco Dornelles (PP), no dia 27 de dezembro. Nesta semana, o governador Wilson Witzel (PSC-RJ) decidiu suspender todas as blitzes que seriam realizadas pela Polícia Militar para vistoriar veículos e documentos.

A decisão ocorreu após o Conselho de Segurança do Governo escutar a sugestão do deputado estadual, subtenente Bernardo, que pedia o fim desta atribuição aos policiais militares. Os PMs podem realizar revistas buscando drogas e armas, além de solicitar a habilitação dos motoristas. Entretanto, não devem pedir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.