MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

A ressonância das coisas

Por George dos Santos Pacheco
28/05/21 - 11:13

“Feliz o tempo que passou, passou. Tempo tão cheio de recordações. Tantas canções ele deixou, deixou. Trazendo paz a tantos corações.” Baden Powell e Vinícius de Moraes

Segundo a tradição islâmica, Maomé foi levado pelo Anjo Gabriel numa viagem noturna entre Meca e Jerusalém, de onde ascendeu aos céus. Conta-se que tendo o profeta saído da tenda montado ao mítico cavalo Al Buraq, cujo passo era “tão veloz quanto o alcance dos olhos”, este esbarrou em um jarro com água e, quando retornaram, o jarro ainda estava caindo. A água sequer havia sido derramada. Essa viagem foi realizada para além do tempo e do espaço e foi concluída, em nossa realidade, em apenas um instante. E foi justamente sobre esse instante que foi fundada a segunda maior religião do mundo.

O que é o tempo, então, diante disso, senão um mero capricho humano?

“O tempo é relativo”, disse Einstein muitos e muitos anos depois, com a voz embargada e o dedo em riste, ao ser questionado pela esposa sobre a demora pra chegar em casa. Dormiu no sofá, é verdade, mas dormiu satisfeito e orgulhoso com a descoberta.

É não é mesmo? Como é que pode, por exemplo, três dias de um feriadão passarem num estalar de dedos, de maneira quase sobrenatural, enquanto três dias de trabalho nos parecem uma eternidade? Não é curioso, caro terráqueo? Curioso, embora não tão difícil de responder ou se provar quanto uma teoria científica ou um dogma religioso: o segredo é o sabor que damos as coisas; quanto mais saboroso, mais rápido nos aparenta ser – independente de sua medida cronológica.

Parece que foi ontem, diremos, acompanhado de um discreto “Caramba”. Mas neste caso, já faz três anos. Não foi apenas um instante mágico e fugaz.

O nosso querido, prolífico e jovem Portal Multiplix, naquele 28 de maio, despontou mirando o horizonte, ciente de suas responsabilidades como formador de opinião e tendo a ousadia de ir além dos veículos tradicionais, envolvendo diversas formas de linguagem, característica, inclusive, que é seu grande marco na imprensa da cidade.

Os mais rigorosos e petulantes dirão “ah, mas são só três anos...”. Sim, são apenas três anos, jubilosos leitores, todavia, três anos de trabalho de gente grande, de homens e mulheres que abnegadamente se esforçam, dia após dia, para levar conhecimento, informação e entretenimento de qualidade às pessoas.

Stephen Koch nos alerta que “o que importa não é o tamanho das ideias, mas sua ressonância”. Pasmem, este conceito se estende ao tempo: seu valor não está na durabilidade, mas na intensidade em que acontece, em sua ressonância. E assim também são as paixões, as palavras e as pessoas.

Essa ressonância das coisas é que torna tudo, inclusive o tempo, mais belo e memorável. É pois, pelo mérito, que há de se aplaudir nosso múltiplo portal, em seus três anos de intensas e ressonantes realizações, assim como todos aqueles que o compõem, pois foi o sabor que deram a este tempo, o gérmen de sua grandeza. Alguns infinitos são maiores que outros, disse um homem mais sábio que eu. Parece que foi ontem, mas faz três anos, e por mais clichê que seja, mal dá para esperar os próximos três. E que venham muitos outros! Que sejam ainda mais mágicos, saborosos e inovadores. Parabéns ao Portal Multiplix!


O Portal Multiplix não endossa, aprova ou reprova as opiniões e posições expressadas nas colunas. Os textos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores independentes.

TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.