Você sabe o que é a 'Família Acolhedora'? Serviço é realizado em Cabo Frio
Lei municipal permite que meninos e meninas afastados de casa sejam acolhidos provisoriamente por outras pessoas

As famílias da cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, podem contribuir com um serviço social que vem fazendo a diferença na vida de muitas crianças e adolescentes, o 'Família Acolhedora'.
A lei municipal permite que meninos e meninas afastados da família de origem por medidas de proteção sejam acolhidos provisoriamente.
De acordo com Betânia Batista, secretária da criança e do adolescente, o objetivo é garantir a convivência familiar e comunitária, em um espaço sadio, com acesso aos direitos fundamentais para aqueles que viveram situações de violações de direitos ou risco de sua integridade física ou psicológica.
“Normalmente essas crianças e adolescentes chegam aqui em situações bem delicadas e seriam colocadas no Abrigo Municipal Casa da Criança, sendo institucionalizadas até que ela retornasse para a família dela ou fosse para a adoção, pelo cadastro nacional. O Família acolhedora é uma opção diferenciada de oferecer um ambiente familiar, amor e carinho, enquanto o estudo social é realizado”, explicou Betânia.
A Família Acolhedora é lei municipal desde 2014 e o primeiro acolhimento aconteceu no ano passado. Os candidatos, no momento de cadastramento, são verificados o perfil e faixa etária das crianças e adolescentes que pretendem acolher. Um dos fatores principais que é levado em consideração é o afeto e a capacidade de oferecer cuidado e proteção, além da disponibilidade de tempo.
Ainda segundo o município, a família cadastrada no serviço receberá capacitação, acompanhamento e orientação de uma equipe técnica especializada. O acolhido não pode ficar mais que 18 meses com as pessoas que abriram as portas de sua casa para recebê-lo. É importante frisar, que apenas uma criança ou adolescente pode ser recebido por vez, salvo grupo de irmãos.
Duas crianças foram acolhidas por Júlio e Maria | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio
O casal Maria Tereza e Júlio passou por todo este processo e hoje cuida de duas crianças.
“Foi uma coisa boa, gratificante. Não é só acolher, é também proteger, amor carinho e atenção. Elas estavam na escola, já matriculadas. Nós pudemos acompanhar as turmas, foi uma coisa muito bem tratada”, contou Maria.
Quem tiver interesse em participar deste serviço de acolhimento pode fazer a inscrição na sede da Secretaria da Criança e do Adolescente, que fica na rua Florisbela Rosa da Penha, nº 292, no bairro Braga.
Requisitos necessários para ser uma Família Acolhedora:
Ter mais de 21 anos (solteiro ou casado)
Não ter interesse em adoção e não estar no cadastro de nacional adoção
Morar em Cabo Frio há pelo menos 3 anos
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.