Veterinário alerta: chocolate é considerado tóxico para os animais
Mesmo em pouca quantidade, o alimento pode prejudicar a saúde do seu pet
.jpg)
A Páscoa está chegando e a hora de se deliciar com os ovos de chocolate também. Mas quem tem um pet deve ter atenção redobrada nessa época do ano, já que os bichinhos adoram comer tudo o que veem pela frente, principalmente os filhotes.
Muitos tutores têm pena daquele olhar triste e as patinhas que pedem um bocado do doce. Aí surge a pergunta: posso dar só um pedacinho de chocolate para o meu cachorro ou gatinho?
A resposta é simples: não! Não pode dar chocolate para os bichos de estimação, mesmo sendo uma delícia para nós humanos. Para eles, uma pequena porção pode causar diversos problemas, e até ser fatal, como explica o veterinário Ronald Gibaja, de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
Não se deve dar doces e muito menos chocolate, pois vai fazer muito mal. Eles não metabolizam algumas substâncias presentes no chocolate, vai intoxicando. Dependendo da ingestão do tipo e da quantidade, às vezes, tem que até internar e desintoxicar.
E aquele que acha que o chocolate branco é menos perigoso, se engana. O cachorro também pode ter problemas com a sua ingestão.
“Não correria o risco, mesmo com o branco. Tudo depende de cada organismo e quantidade de chocolate ingerido. Já vi animal comer e não acontecer sintomas nenhum, mas já tivemos caso de animal ficar muito mal, devido ao descuido dos proprietários. A ingesta deu vômitos e diarreia”, reforça Ronald.
Nesses casos, o veterinário explica que o tratamento é sintomático. São utilizadas substâncias adstringentes e adsorventes quando é uma ingestão de poucos minutos, pois não houve absorção intestinal. Dessa maneira, seria possível evitar a intolerância e intoxicação pelo chocolate. Em outros casos, é necessário um tratamento maior.
“Caso já se tenha ingerido por mais de 30 minutos, o tratamento é de suporte, como soro e desintoxicantes. Animais mais jovens tendem a resistir e se recuperar melhor do que animais mais idosos. Geralmente, animais próximos aos tutores é que estão mais sujeitos a ingerir esse tipo de alimentos. São os pequenos mesmo, que estão dentro de casa pedindo tudo que o dono coloca na boca”, conta.
Atenção deve ser redobrada com os filhotes | Foto: Banco de imagem
O que fazer com esses 'pidões?'
Para evitar que os bichinhos queriam comer as mesmas coisas que os donos, a dica é não comer na frente deles.
É necessário entender que os pets precisam de alimentos próprios para eles e a nossa dieta nem sempre faz bem.
Vale lembrar que é sempre bom levar o pet para fazer uma avaliação com um profissional da área para ajustar a dieta de seu animalzinho. Mas chocolate não faz parte dessa dieta, nunca.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.