MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Último debate do 2º turno: Bolsonaro e Lula poderão usar tempo livremente em todos os blocos

Transmissão será nesta sexta, ao vivo; assessorias dos candidatos aprovaram as regras

Por Nai Frossard
28/10/22 - 11:09
Último debate do 2º turno:  Bolsonaro e Lula poderão usar tempo livremente em todos os blocos Canditados se encontram no último debate na véspera da votação | Fotos: Reprodução/TV Globo

O último debate do segundo turno entre os candidatos à Presidência da República acontece nesta sexta-feira, dia 28, nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

Participam do encontro os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dois disputam o segundo turno das eleições no domingo, dia 30.

No primeiro turno das eleições, no dia 2, Lula (PT) recebeu 57 milhões de votos (48,4% dos votos válidos) e Bolsonaro (PL) teve 51 milhões de votos (43,2% dos válidos).

O debate, que acontece na véspera da votação que decidirá quem vai governar o país pelos próximos quatro anos, será mediado pelo jornalista William Bonner e vai ao ar a partir das 21h30.

Além da exibição na Globo, o debate será transmitido ao vivo pelo G1, pela GloboNews e Globoplay.

As regras do programa foram aprovadas pelas assessorias dos dois candidatos.

Tempo

Bolsonaro (PL) e Lula (PT) terão que administrar o próprio tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas no debate.

O tempo poderá ser utilizado e dividido da maneira como cada candidato preferir, mas não poderá ser transferido de um bloco para o outro.

Por exemplo, no primeiro bloco cada um dos presidenciáveis receberá 15 minutos. Se o candidato usar um minuto para fazer a primeira pergunta, terá 14 minutos restantes para fazer a tréplica, novos questionamentos ou responder questões feitas pelo adversário.

Blocos

O debate terá quatro blocos, sendo dois com temas livres e outros dois com temas determinados. No primeiro bloco serão 30 minutos de debate com tema livre.

Cada candidato terá que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.

No segundo bloco serão 20 minutos de debate, com temas determinados, sendo dividido em duas rodadas de 10 minutos.

Cada candidato terá direito a escolher um tema que foi definido pelo setor de jornalismo da Globo. Neste bloco, os candidatos terão 5 minutos de fala para cada uma das rodadas.

No terceiro bloco serão mais 30 minutos de debate com tema livre. Assim como no primeiro bloco, os candidatos terão que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas e respostas.

No quarto e último bloco, mais duas rodadas de 10 minutos, com temas definidos, sendo que os candidatos terão 5 minutos de tempo de fala em cada rodada. Neste bloco, os candidatos também terão direito a um minuto e 30 segundos cada para considerações finais.

A ordem de quem começará com os questionamentos e quem começará com as respostas em cada bloco foi definida em sorteio.

Direito de resposta

O candidato que sofrer uma ofensa pessoal do adversário pode pedir direito de resposta. A solicitação deve ser feita em silêncio, com o presidenciável levantando a mão para o mediador.

A produção do debate irá analisar o pedido. Caso o direito de resposta seja concedido, o candidato terá um minuto para responder às ofensas.

Ausência

No caso de ausência de um dos candidatos, será realizada uma entrevista de 30 minutos com aquele que comparecer.

Os temas das perguntas serão os mesmos que seriam usados nos blocos de tema determinado e aparecerão no telão.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.