Turismo em alta: setor comemora crescimento nos feriadões em Nova Friburgo
A taxa média de ocupação dos hotéis e pousadas chega 70% na Páscoa; expectativa é manter índice no feriado de Tiradentes

Na próxima quinta-feira, 21, os trabalhadores terão mais um feriado nacional e, consequentemente, mais dois dias para esticar o descanso, considerando que algumas empresas e entidades públicas decretam ponto facultativo na sexta-feira, 22.
A má notícia para aqueles que apreciam um feriado prolongado é que este é o único do primeiro semestre e o próximo só irá acontecer no segundo semestre do ano, em 15 de novembro, dia da Proclamação da República.
O turismo, por sua vez, comemora. O reaquecimento do setor parece, enfim, ter retomado com força. Em Nova Friburgo, na Região Serrana, a expectativa é que a proximidade do novo feriadão com o Carnaval no Rio de Janeiro atraia visitantes para a cidade.
"Acredito que com este acontecimento na capital, muitos turistas, que têm como objetivo o descanso, subirão a serra para repor as energias e desfrutar do clima frio e hospitaleiro que o município oferece", aposta o secretário de Turismo, Renan Alves.
O teleférico, no Suspiro, é um dos pontos turísticos da cidade | Foto: Divulgação/Daniel Marcus
O último feriado, o de Páscoa, celebrado na sexta-feira da semana passada, dia 15, já deixou um saldo positivo na cidade. Os eventos pontuais que aconteceram entre sexta-feira e domingo movimentaram shoppings, bares e restaurantes.
O Festival de Churros, os food trucks com hambúrgueres e cervejas artesanais, além das apresentações de música ao vivo, levaram um grande número de pessoas até a Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro.
A realização da Páscoa Feliz, no Suspiro, evento dedicado a atividades lúdicas e recreativas para crianças, também aumentou a quantidade de pessoas nas ruas. Sem contar a programação religiosa e os atrativos turísticos e naturais da cidade. Até o clima colaborou e, diferente do que dizia a previsão do tempo, não choveu durante este feriadão.
Segundo o presidente do Convention & Visitors Bureau, Edson Biá, a taxa média de ocupação da rede hoteleira durante este período chegou a 70%, na cidade, e a 80% nos distritos Lumiar e São Pedro. Alguns hotéis chegaram a alcançar a marca de 100% de ocupação.
“É um número satisfatório, embora a gente sempre espere que uma cidade do porte de Nova Friburgo registre 100% de média de ocupação. Se mantivermos essa margem para o feriadão de Tiradentes, na quinta, 21, teremos um bom índice, já que é um recesso no fim do mês, época em que as pessoas já gastaram quase todas as suas reservas”.
O secretário da pasta considera positivo o balanço para o setor na cidade.
“Vejo com bons olhos a movimentação na cidade durante o último feriado. A ocupação hoteleira alcançou números positivos, o que nos faz ter perspectivas ainda melhores sobre os próximos feriados e a alta temporada", finaliza.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.