MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pesquisa inédita de público vai marcar os 18 anos da Parada LGBTIQIA+ em Cabo Frio

Objetivo é traçar um perfil dos visitantes para melhorar ainda mais a experiência turística

Por Rômullo Espíndola
16/08/23 - 14:15
Pesquisa inédita de público vai marcar os 18 anos da Parada LGBTIQIA+ em Cabo Frio Parada vai integrar a Semana da Diversidade, somando-se a outros eventos | Foto: Divulgação/Grupo Iguais

Pela primeira vez, em 18 anos, a Parada do Orgulho LGBTIQIA+ de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai promover uma pesquisa inédita. O objetivo é estimar o impacto econômico dos visitantes, além de analisar o perfil da demanda, suas percepções e avaliações sobre o evento.

A entrevista será realizada pela ONG Iguais e Prefeitura de Cabo Frio, através do Observatório de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo, onde 20 entrevistadores estão sendo selecionados. Todos passarão por treinamento.

Este ano, a parada LGBTIQIA+ terá como tema ‘Nossa existência é singular, mas nossa luta é plural. Todes contra a LGBTIfobia!’.

O evento vai integrar a Semana da Diversidade, somando-se a outros eventos, como o prêmio Sou+ Diversidade, Rodas de Conversa, entre outros, culminando na manifestação na orla da Praia do Forte, que pela primeira vez acontecerá em dois dias: 9 e 10 de setembro (sábado e domingo) - aproveitando o feriadão da Independência do Brasil.

‘Nossa existência é singular, mas nossa luta é plural. Todes contra a LGBTIfobia!' é o tema desse ano‘Nossa existência é singular, mas nossa luta é plural. Todes contra a LGBTIfobia!' é o tema desse ano | Foto: Divulgação/Grupo Iguais

A coordenadora do Instituto Iguais, Glauce Bizzo, ressalta o aumento do fluxo de visitantes na cidade durante o evento:

Precisamos entender melhor essa demanda turística e o impacto econômico da atividade na cidade para que possamos, em eventos futuros, fazer um melhor planejamento, ordenamento e controle assim como maximizar os recursos na captação dos futuros eventos.

A expectativa é identificar o perfil e os motivos que levaram os turistas a visitarem o evento, além de levantar informações referentes aos gastos com hospedagem, alimentação, compras, atrativos turísticos, e também avaliar a percepção do visitante e a sua experiência na parada LGBTIQIA+.

Ainda de acordo com Glauce, o impacto econômico será medido através do gasto total do turista na viagem e desmembrado em gastos específicos de hospedagem, alimentação, transporte, passeios e compras.

Para o trabalho, a ONG Iguais e o Observatório do Turismo vão adotar a metodologia do ‘Manual de Metodologias em Turismo 2022’, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Metodologia da Rede Brasileira dos Observatórios do Turismo.

Por se tratar de um evento que recebe uma heterogeneidade de visitantes e para um entendimento do perfil dos entrevistadores, serão utilizados os conceitos da Organização Mundial do Turismo (OMT) para identificação dos visitantes, turistas e excursionistas.

Evento acontece desde 2005 em Cabo FrioEvento acontece desde 2005 em Cabo Frio | Foto: Divulgação/Grupo Iguais

A distinção, segundo Glauce, é necessária “porque o visitante de um dia vem para a cidade apenas com objetivo de passear nos atrativos ou curtir a praia, já o turista pernoita no destino, ampliando seus gastos com hospedagem, alimentação e demais serviços do turismo”. O resultado final da pesquisa está previsto para ser anunciado em outubro.

Realizada desde 2005, a Parada do Orgulho LGBTIQIA+ de Cabo Frio é o principal marco da luta pelos direitos dessa população na cidade.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.