MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Novo circuito turístico já movimenta Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo

Só no último fim de semana, mais de 300 pessoas visitaram o Núcleo de Montanha em Salinas

Por Kessia Coutinho
25/08/23 - 16:27
Novo circuito turístico já movimenta Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo Circuito é uma iniciativa do Sebrae e da comunidade local com parceria do parque e apoio da Prefeitura de Nova Friburgo | Foto: Divulgação/PETP

Em apenas uma semana, o novo Circuito Três Picos, no Núcleo de Montanha do Parque Estadual, localizado em Salinas, na cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, já é considerado um sucesso.

A coordenação do espaço comemora o bom resultado da iniciativa, que começou na última sexta-feira, dia 18.

No local, foi inaugurado um relógio em estilo colonial com termômetro, o mesmo que vem sendo instalado em outros pontos turísticos da cidade. Salinas registrou temperaturas abaixo de 0°C em diversas ocasiões durante o inverno.

Novo relógio foi inaugurado na última sexta-feira, 18Novo relógio foi inaugurado na última sexta-feira, 18 | Foto: Divulgação/PETP

São mais de 20 estabelecimentos e iniciativas locais, como pousadas e restaurantes, que fazem parte desse novo circuito turístico.

Para os aventureiros, as trilhas são de tirar o fôlego. Já a gastronomia é o ponto-chave para quem quer aproveitar o passeio.

Para conhecer mais sobre os participantes do roteiro, basta acessar este link.

Ao Portal Multiplix, Rominique Schimidt, coordenador do Parque Estadual Três Picos, enumera algumas das opções oferecidas em Friburgo:

Você tem cerveja artesanal, restaurante, artesanato, comidas típicas da área rural. Além das trilhas do parque como a ‘Cabeça de Dragão’, Caixa de fósforo’, o ‘Vale dos Deus’. Também temos o camping que é gratuito. Basta fazer o agendamento nas nossas redes sociais por meio de um formulário.

Rominique comemora o bom número de visitantes que estiveram no parque no primeiro fim de semana após a criação do circuito:

No sábado, tivemos em torno de 170 visitantes e no domingo em torno de 150. Todos passando lá para tirar fotografia no termômetro.

Novo relógio tem atraído vários visitantes ao local Novo relógio tem atraído vários visitantes ao local | Foto: Reprodução/PETP

O projeto é idealizado pelo Sebrae e a comunidade local, com parceria do parque e apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, como destaca o coordenador:

Essa integração entre as instituições e a comunidade local se faz super necessário. É importante para valorizar, fomentar e criar melhores condições socioambientais no parque e no seu entorno.

Para quem ainda não conhece a belíssima região, esse é mais um empurrãozinho para visitar o local.

Como chegar ao Parque

Camping Vale dos Deuses recebe vários visitantes durante a alta temporadaCamping Vale dos Deuses recebe vários visitantes durante a alta temporada | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Para chegar ao Parque Estadual dos Três Picos, saindo da capital fluminense, uma das opções é pegar a estrada Rio-Teresópolis (BR-116). Na sequência, acessar a Tere-Fri, que liga os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo (RJ-130).

É só seguir em direção a São Lourenço, acompanhando a placa do Colégio Ibelga, que fica localizado na entrada que leva ao parque. Depois da escola, é só seguir uma estrada de chão por cerca de 3,5 km.

Também é possível pegar a RJ-116, passando por Cachoeiras de Macacu e pelo centro de Nova Friburgo, para chegar ao Núcleo de Montanha, em Salinas.

Parque Estadual dos Três Picos

Parque Estadual dos Três Picos é referência para a prática de montanhismoParque Estadual dos Três Picos é referência para a prática de montanhismo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Criado em 5 de junho de 2002 e ampliado em 2009, o Parque Estadual dos Três Picos é a maior Unidade de Conservação de proteção integral administrada pelo estado. Ele abrange áreas de cinco municípios: Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim.

O parque guarda o mais elevado índice de biodiversidade de todo o Estado do Rio de Janeiro.

O seu nome lembra o importante conjunto de montanhas do lugar, formado pelos picos menor, médio e maior, este último é considerado o ponto culminante de toda a Serra do Mar, com 2.366 m de altitude.

O Vale dos Deuses fica na base, ponto de partida para as diversas trilhas existentes na área.

O Parque Estadual dos Três Picos é referência para a prática de montanhismo. Além de apresentar belos cenários, tem um dos mais extraordinários conjuntos de montanhas de todo o país.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.