Movimento em hotéis e pousadas de Nova Friburgo ensaia recuperação após dois anos de pandemia
Taxa média de ocupação dos estabelecimentos turísticos do município está em torno de 70% neste feriado da Páscoa
15/04/22 - 10:42

Os feriadões são os queridinhos de pousadas e hotéis, quando esses estabelecimentos costumam ficar cheios de turistas. Em Nova Friburgo, na Região Serrana, a taxa média de ocupação da rede hoteleira nesta Páscoa está em 70%, segundo o Convention & Visitors Bureau.
De acordo com Bruno Azevedo, supervisor da recepção do Hotel Vila Verde, a chuva dos últimos dias não atrapalhou muito as reservas. Hoje, o hotel está com 90% dos quartos ocupados.
“A maioria dos turistas vem do Rio de Janeiro e também de Niterói, geralmente são famílias em busca de dias de lazer na serra. Com o friozinho é até melhor, porque a procura aumenta”, diz.
O hotel está localizado às margens da rodovia RJ-130, onde fica o Circuito Terê-Fri, um dos principais destinos turísticos da cidade junto a Lumiar, São Pedro da Serra e Amparo, segundo a Secretaria de Turismo de Nova Friburgo.
Esperança de recuperação
De acordo com o secretário da pasta, Renan Alves, o primeiro trimestre deste ano ainda foi impactado pela pandemia, mas a expectativa a partir de agora é de plena recuperação, especialmente com a aproximação da alta temporada, que na serra é o inverno.
“A Secretaria de Turismo acredita que 2022 é um ano importante no contexto de retomada. Vislumbramos que os números sejam melhores, talvez ainda não no mesmo patamar de 2019, mas estamos otimistas”, afirma.
Para o presidente do Convention & Visitors Bureau, Edson Almeida, ainda há esperança de que, com a melhora do tempo, mais turistas venham para Nova Friburgo.
“A ocupação média na cidade ficou abaixo do esperado, já que sempre queremos ter casa cheia, mas caso o tempo melhore poderemos ter uma procura ainda até o final de semana”, avalia.
Turismo em São Pedro da Serra
Em São Pedro da Serra, a Associação Comercial e Industrial estima que cerca de 60% dos quartos de pousadas e hotéis do distrito estejam ocupados neste feriado da Páscoa. Mas a realidade varia bastante dependendo do estabelecimento.
Pousada em São Pedro da Serra está com 100% de ocupação para os dois feriadões de abril | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Na Pousada dos Anjos, bem próxima ao centro de São Pedro, todos os chalés foram reservados. Muitos turistas começaram a chegar ontem, mesmo com chuva.
“Recebemos muitos casais e famílias, a maioria do Rio, e já atingimos 100% de ocupação, tanto para esse feriado da Semana Santa quanto para o de Tiradentes”, explica Rodrigo Melo, dono da pousada e representante da Associação Comercial de São Pedro da Serra.
Ainda segundo Rodrigo, a região sempre foi reconhecida como destino de viagem curta, mas isso vem mudando, já que muitas famílias passaram a ver São Pedro e Lumiar como a possibilidade de uma viagem mais completa, de quatro a cinco dias, com diversas opções de passeios.
“Faça chuva ou faça sol, a diversão é garantida. Quando o dia está bonito, temos as opções das caminhadas, trilhas e cachoeiras para todos os tipos de pessoas. Estamos próximos ao circuito das flores também. E, é claro, temos a gastronomia que, por si só, já vale a viagem”, finaliza.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.