MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Autoridades ambientais de Teresópolis alertam sobre riscos em trilhas durante o verão

Observar as condições do tempo é uma das recomendações para um passeio ecológico com segurança

Por Isadora Jaron
08/01/21 - 10:00
Autoridades ambientais de Teresópolis alertam sobre riscos em trilhas durante o verão Trilha 360º do Parque Nacional da Serra dos Órgãos | Foto: Isadora Jaron

Durante o verão, é comum a prática de atividades nas áreas ambientais, como trilhas e mergulhos em cachoeiras. Porém, como a estação do ano é conhecida pelo período chuvoso, as autoridades ambientais orientam os visitantes sobre as práticas e as condutas a serem tomadas antes das atividades.

As chuvas que atingiram Teresópolis, na Região Serrana do Rio, no dia 22 de dezembro, também causaram um grande volume de água nas trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso).

Por isso, uma publicação nas redes sociais destaca a importância dos visitantes acompanharem as previsões meteorológicas, entre outros cuidados.

“Vale destacar que não estamos na temporada de montanhismo, ou seja, não estamos na melhor época para realizarmos tais atividades, portanto, é extremamente relevante o acompanhamento das previsões meteorológicas, certificar-se se possui todos equipamentos necessários e essenciais para o mesmo, além de um conhecimento prévio sobre a trilha”, destacou a publicação.

Além disso, em caso de chuva forte, a orientação é a proteção em abrigos.

“Além do perigo das águas fortes nas trilhas, pode ocorrer também descargas elétricas, desmoronamento ou quedas de árvores e galhos, além do risco de hipotermia causada à exposição prolongada ao frio”, acrescentou a publicação.

A Prefeitura de Teresópolis também fez uma publicação nas redes sociais alertando sobre outros riscos.

“Com a aproximação do calor e da temporada de chuvas, devemos redobrar os cuidados nas trilhas e proximidades de rios e cachoeiras. Nesta época, é comum o aparecimento de animais peçonhentos como cobras e escorpiões. Além disso, o aumento do índice pluviométrico pode ocasionar as chamadas cabeças d'água, elevando de forma abrupta o nível dos rios e aumentando a força das quedas d'água”, frisou a publicação.

O Executivo também falou sobre a verificação das condições climáticas para o dia e a suspensão da visita, em caso de ameaça de chuva.

“Caso a trilha já tenha começado quando o temporal desabar, a recomendação é retornar ao local de origem. Se houver cachoeira, o ideal é procurar um ponto alto, distante do curso d’água”, finalizou a publicação.

Vai realizar quaisquer atividades ao ar livre?

  • Acompanhe as previsões meteorológicas
  • Saia cedo
  • Não conhece, contrate um guia
  • Utilize os equipamentos adequados
  • Certifique-se sobre seu condicionamento físico no dia
  • Se alimentem bem
  • Se hidratem
  • Racione suas reservas de água e alimentos, pois você pode precisar em situações adversas

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.