MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Araruama passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2022

Instrumento auxilia na elaboração de políticas públicas e facilita a entrada de recursos do governo federal

Por Vinícius Pereira
30/03/22 - 10:08
Araruama passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2022 Cidade sediou recentemente a Primeira Copa Internacional de Kitesurfe | Foto: Divulgação/Prefeitura de Araruama

A cidade de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, está agora entre os 2.542 municípios que integram o novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado esta semana pelo Ministério do Turismo.

O mapa é um instrumento que reúne cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos, além de ações para promoção do setor em cada região turística do país.

De acordo com o Ministério do Turismo, 322 regiões turísticas foram incluídas neste ano.

Informações sobre a real vocação turística das cidades são reunidas com o objetivo de definir políticas públicas, incluindo a destinação de recursos para realização de obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação, junto ao governo federal.

“Qualquer município do país pode fazer parte do Mapa do Turismo e, desta forma, ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do nosso país, gerando emprego e renda para milhares de famílias em todo o país”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A Prefeitura de Araruama atribuiu essa inclusão ao empenho do município em realizar diversos investimentos no turismo.

“Isso só foi possível graças aos investimentos em ações que promovem o setor. Entre os eventos, a cidade sediou recentemente a Primeira Copa Internacional de Kitesurfe na Lagoa de Araruama. Esse tipo de iniciativa é importante para atrair visitantes e aquecer toda uma cadeia econômica de hotéis, pousadas, restaurantes e o comércio como um todo”, destacou o município.

Vocação comercial e turística

Bela paisagem durante o pôr do sol em AraruamaBela paisagem durante o pôr do sol em Araruama | Foto: Divulgação/Prefeitura de Araruama (Marcelo Figueiredo)

Com uma população de 136.109 de mil habitantes (IBGE 2021), Araruama é a segunda maior cidade da Região dos Lagos.

Com forte inclinação comercial, o turismo da cidade também atrai milhares de pessoas todos os anos em busca de suas praias e lagoas.

Araruama dá nome a maior laguna hipersalina do mundo. A famosa Lagoa de Araruama é composta por uma grande diversidade de vida marinha e um pôr do sol de tirar o fôlego.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.