MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Após um ano e seis meses fechado por causa da pandemia, Forte São Mateus é reaberto em Cabo Frio

Importante ponto turístico da cidade passou por intervenções e já pode ser visitado

Por Vinícius Pereira
26/10/21 - 09:39
Após um ano e seis meses fechado por causa da pandemia, Forte São Mateus é reaberto em Cabo Frio Ponto turístico ficou fechado por um ano e seis meses devido à pandemia | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

O Forte São Mateus, considerado um dos principais pontos turísticos e histórico de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, foi reaberto para visitação.

De acordo com a prefeitura, o monumento ficou fechado por um ano e seis meses em função da pandemia. Neste período, o local passou por intervenções como a poda de árvores e vegetação no entorno do forte. As correntes da ponte de acesso foram recolocadas e o prédio passou por descupinização.

Ainda segundo a Prefeitura de Cabo Frio, o acesso dos visitantes tanto na parte externa, quanto na parte interna, está liberado. Os visitantes podem observar de perto os detalhes da construção histórica, os canhões utilizados para proteção da povoação de Santa Helena do Cabo Frio e da barra do canal da lagoa de Araruama, hoje canal do Itajuru.

Do alto, ainda é possível ter uma vista deslumbrante do mar da Praia do Forte.

O Forte São Mateus está aberto todos os dias das 9h às 17h. O espaço só estará fechado em duas datas: 28 de outubro, Dia do Servidor Público e no dia 16 de novembro, quando será realizada a segunda etapa da descupinização do prédio.

Forte São Mateus é um dos pontos turísticos mais procurados da Região dos Lagos Forte São Mateus é um dos pontos turísticos mais procurados da Região dos Lagos | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Sobre o monumento histórico

A arquitetura do forte segue o formato das construções militares do período colonial, erguido com pedra e argamassa, além do óleo de baleia e cal para as junções, e é formado por linhas retas e torres.

O local foi construído em 1617 para defender a costa das invasões de ingleses, franceses e holandeses, protegendo a Boca da Barra da entrada dos piratas que queriam roubar o Pau-Brasil em Cabo Frio.

O conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1956.

Curiosidades

Localizado na Praia do Forte, o local recebeu quase 85 mil visitantes em 2017.

Em fevereiro de 2018, de segunda, 22, a domingo, 28, cerca de 3.400 pessoas assinaram o livro de presença deixado pela direção na entrada do monumento histórico.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.