MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vagas de curta duração são utilizadas de forma errada pelos motoristas em Nova Friburgo

De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, foram 751 autuações em apenas cinco meses

Por Talitha Santos
15/07/21 - 11:27
Vagas de curta duração são utilizadas de forma errada pelos motoristas em Nova Friburgo Conforme o CTB, estacionar em desacordo com a regulamentação é infração grave e a multa é de R$195,23 | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Previstas no Código Nacional de Trânsito (CTB), as vagas de curta duração são uma das formas de democratizar o uso do espaço, que precisa ser utilizado por várias pessoas ao longo do dia, propiciando com isso também maior fluidez ao trânsito da cidade.

As vagas são identificadas por placas nos postes que apontam o tempo máximo de estacionamento no local, geralmente, por 20 minutos.

Em Nova Friburgo, a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) é a responsável por fiscalizar os motoristas para que eles não excedam o limite. Caso o motorista ultrapasse os 20 minutos, ou não esteja com o pisca-alerta ligado, o carro estará sujeito a reboque e multa.

De acordo com a Smomu, no trecho compreendido entre a avenida Euterpe e a rua Moisés Amélio estima-se 1.500 vagas, sendo que 49 são contempladas como curta duração.

Mesmo com os espaços demarcados para esta finalidade, o jeitinho brasileiro muitas vezes fala mais alto e o tempo permitido é excedido. Prova disso é que de janeiro a maio deste ano foram 751 autuações somente nas vagas de curta-duração.

Conforme o CTB, estacionar em desacordo com a regulamentação é infração grave e a multa é de R$195,23. Se o veículo for rebocado, o proprietário do veículo ainda enfrentará trâmites administrativos como apresentação dos documentos do veículo, CNH, comprovante de residência e nada consta do veículo atualizado. Após a apresentação desses documentos será emitida ainda a taxa de reboque.

De acordo com a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, as solicitações geralmente são realizadas pelos comerciantes locais e são avaliadas pelas equipes técnica e operacional da secretaria, conforme a necessidade e viabilidade da implantação da(s) vaga(s) no determinado local.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.