Trânsito no centro de Friburgo passa por alterações para instalação de canteiro de obras
Confira as mudanças que vão acontecer entre as praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira

A partir desta terça-feira, dia 30, o trânsito no centro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, passará por alterações entre as praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira.
O motivo será a instalação do canteiro da obra de drenagem da rua Farinha Filho e adjacências, sob responsabilidade do governo do estado.
A mudança será realizada pela Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu).
O secretário da Smomu, Renato de Souza Silva, informou que a primeira alteração será a interdição do largo onde se situa o ponto de táxi, entre as praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira, local onde começa a ser instalado o canteiro de obras.
Nesse trecho ficarão máquinas e equipamentos e toda a infraestrutura de apoio à obra.
O ponto de táxi será transferido para a pista da Praça Dermeval Barbosa Moreira, entre o Willisau Center e o Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf).
Segundo a prefeitura, em função da mudança, não será permitido estacionar dos dois lados da via.
Renato reforça que esse trecho terá mão dupla, pois os táxis poderão sair tanto no sentido sul – direção da Avenida Alberto Braune - quanto no sentido norte – em direção à Praça Getúlio Vargas.
De acordo com a prefeitura, os trabalhos no local devem durar mais de um ano:
A informação repassada pela empresa responsável pela obra ao secretário da Smomu, é que o prazo de realização das intervenções será de 18 meses, e durante esse período não haverá estacionamento nessa pista da Praça Dermeval Barbosa Moreira e no espaço entre as duas praças.
Renato disse que, conforme prevê o artigo 95 do Código de Trânsito Brasileiro (como ocorreu na obra de drenagem da Rua Minas Gerais, em Olaria), a sinalização do local será de responsabilidade da empresa contratada pelo estado para a execução da obra, que é de grande vulto. Porém, agentes da Smomu estarão nas imediações das duas praças nos primeiros dias para orientar os motoristas.
O secretário da Smomu também fez uma recomendação para quem for trafegar pelo centro da cidade:
Os motoristas que seguem pelo lado par da Praça Getúlio Vargas (Posto Caçulinha e Shopping Castelinho) e quiserem se deslocar para o lado ímpar (Fundação D. João VI e antigo fórum) deverão passar pelo início da Avenida Alberto Braune e contornar pela Rua Augusto Cardoso. Numa segunda etapa da obra essa rua também será interditada, e na ocasião, nova determinação da Smomu será divulgada.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado das Cidades (Secid) informou que deu a ordem para o início da obra de drenagem e pavimentação na região Central de Nova Friburgo no último dia 11 de agosto.
A Secid reiterou que estas primeiras semanas correspondem à fase de mobilização de equipamentos, operários e canteiro de obra, além do levantamento topográfico, e informou sobre os trabalhos nesta semana:
Na próxima quinta-feira, 1°, representantes da empresa responsável pelas obras na área central da cidade e responsáveis pelo setor de obras do município darão início ao planejamento de todo o processo executivo das intervenções.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.