MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sest/Senat em Friburgo vai construir uma nova sede na cidade

Saiba mais detalhes da obra e qual a função da instituição no município da Região Serrana

Por Matheus Oliveira
18/03/21 - 10:23
Sest/Senat em Friburgo vai construir uma nova sede na cidade Sest Senat busca atender as demandas do setor de transporte de Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, possui uma instituição voltada a atender às demandas do setor de transporte e pouco conhecido do público em geral. E que, em breve, vai ganhar uma nova sede. Este é o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

Para saber mais sobre o que é a instituição, a reportagem do Portal Multiplix conversou com o gerente da unidade de Nova Friburgo, Rony Martins de Souza.

Segundo o gerente, o Sest/Senat nasceu do “sonho de oferecer aos trabalhadores do setor de transporte mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento profissional. E é com esse propósito que o órgão vem atuando, desde a sua criação, em 14 de setembro de 1993, pela lei n.º 8.706”.

“A instituição tem se firmado como substancial colaboradora do desenvolvimento do transporte no Brasil”, afirma Rony.

Ele informa que o Sest/Senat possui 150 unidades em todo o país, atuando na capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Rony explicou como o órgão funciona.

“O cuidado com a saúde e com o bem-estar dos trabalhadores do transporte e dos seus dependentes também está na essência da atuação do Sest/Senat. São oferecidos atendimentos de saúde nas especialidades de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, além de atividades socioculturais e de esporte e lazer”, destaca Rony, antes de completar.

“O Sest Senat atua nas estradas, rodovias, portos, rodoviárias, postos de combustíveis, pontos de paradas de motoristas, entre outros locais, realizando campanhas nacionais e regionais, para conscientização sobre uso de drogas e álcool, abuso sexual de crianças e adolescentes, redução de acidentes e outras mobilizações visando à saúde e qualidade de vida dos trabalhadores do setor de transporte”, complementa.

Ele destaca ainda que o Sest/Senat oferece cursos de formação profissional para motoristas de transporte escolar, veículos de emergência, transporte de passageiros, transporte de produtos perigosos, para atendimento a legislação (Resolução 789 – Contran).

“Também ofertamos atendimento odontológico e de fisioterapia em nossa unidade operacional em Nova Friburgo. As modalidades de nutrição e psicologia são encaminhadas para as demais Unidades Operacionais através de atendimento online. Todos os serviços ofertados são gratuitos aos trabalhadores do transporte e seus dependentes, pois as empresas fazem a contribuição mensal nos recolhimentos de seus impostos. Esta gratuidade também se aplica aos motoristas autônomos contribuintes do sistema Sest Senat e seus dependentes’, conta Rony.

Ele revela que a unidade foi aberta em Nova Friburgo em julho de 2006, no prédio anexo ao posto Irmãos Thurler, no bairro Prado, para melhorar o acesso de motoristas que trafegam pela RJ-116.

Com o aumento da demanda, a instituição decidiu mudar de endereço e adquiriu um terreno na avenida Eugênio Gaiser, 364 (Sítio São João – Atrás da Fábrica Haga) com aproximadamente 13.000m² para abrigar as novas instalações segundo informações do Sest/Senat.

Assim, o órgão vai realizar uma licitação para construir uma sede maior, com edital já divulgado, conforme detalha Rony.

“A obra em Nova Friburgo seguirá o padrão conhecido como unidade DN, cuja área construída proporcionará a oferta de serviços de saúde com salas para as especialidades de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, os cursos de capacitação profissional contando ainda com uma sala exclusiva e dedicada ao simulador de direção, laboratório de informática, área com múltiplas funções com foco em atividades socioculturais e de desenvolvimento social, com capacidade para até 300 lugares”, conta o gerente do Sest/Senat.

A licitação com a entrega dos envelopes vai ocorrer na próxima segunda-feira, dia 22 de março, das 10h às 10h30. As empresas interessadas podem retirar o edital e obter mais informações no site.

Por fim, ele afirma que de acordo com o “previsto no edital concorrência 19/2021, após o fechamento de todo o processo de licitação e a autorização para o início da construção, o cronograma estabelece oito meses para a conclusão da obra.”

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.