MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Segurança no trânsito: Friburgo e Teresópolis participam da Campanha Maio Amarelo

Mais de 17 mil acidentes foram registrados no estado do Rio no ano passado, segundo o ISP

Por Natalia Amorim
05/05/22 - 14:54
Segurança no trânsito: Friburgo e Teresópolis participam da Campanha Maio Amarelo Teresópolis é uma das cidades que aderiram à Campanha Maio Amarelo | Foto: Divulgação/Bruno Nepomuceno (Secom/PMT)

Infelizmente, os acidentes de trânsito se tornaram uma realidade que se repete nas estradas de todo país. Para tentar reduzir o número de casos, a Campanha do Maio Amarelo está sendo realizada em diversas cidades.

Só no ano passado, foram registrados 17.760 acidentes, 2.122 atropelamentos e 1.874 mortes no trânsito no estado do Rio de Janeiro. No mesmo período, 1.218 motoristas foram autuados por dirigirem embriagados ou sob efeito de drogas. Isto significa que, a cada 24 horas, três pessoas foram pegas bêbadas ao volante e mais de dois terços delas tinham entre 30 e 59 anos.

O painel ISP Trânsito, elaborado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), analisa o número de vítimas e acidentes de trânsito no estado e tem como objetivo colaborar com dados para o debate e a construção de um trânsito mais seguro.

Junto com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o ISP estabeleceu que o tema da Campanha do Maio Amarelo de 2022 é: “Juntos salvamos vidas”.

Em Teresópolis, na Região Serrana, no início desta semana, uma solenidade de lançamento marcou o início da campanha no Teatro Municipal, com a realização de uma palestra. Estiveram presentes representantes das polícias Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, do Conselho Municipal de Segurança Pública, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis, do Posto do Detran e da Associação Comercial de Teresópolis. Na plateia, alunos do Colégio Estadual Euclydes da Cunha e convidados.

Diretor e chefe da área de cirurgia do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano, o médico Alberto Teles revelou que o maior número de pacientes atendidos no setor do HCTCO é de vítimas de acidentes de trânsito.

“Na maioria das vezes, esses acidentes acontecem com pessoas jovens. O álcool, o celular, o não uso do cinto de segurança, a imprudência e a desinformação são os maiores fatores causadores dessas ocorrências. Por isso, a importância de debater esse assunto para informar, educar e conscientizar a população”, pontuou.

Já em Nova Friburgo, cidade vizinha, a campanha, está sendo realizada, como nos anos anteriores, pelas redes sociais, divulgando o material disponibilizado pela Secretaria Nacional de Trânsito e outras entidades ligadas ao setor.

Nas divulgações, é citado, por exemplo: “ao entrar no veículo não se esqueça de usar o cinto de segurança e peça para que todos os passageiros usem também. Rolé com os amigos tem que ser assim, seguro! Começando bem para terminar bem”.

A prefeitura diz que, ao longo do mês, outras notícias sobre o assunto serão divulgadas.

Campanha deveria ser ampliada

O especialista em trânsito, Walter Silva Santos, tece uma crítica à campanha. Para ele, esse tipo de trabalho realizado pelos órgãos públicos deveria ser permanente e não ter apenas um mês do ano dedicado a ele. Para Walter, a falta de educação no trânsito é alarmante.

“Se cada indivíduo fizesse a sua parte, sem sombra de dúvidas, o índice de acidentes no trânsito seria bem menor. Mas a realidade que temos hoje é muito preocupante. Vejo pessoas sem a menor preocupação de seguir o básico que rege a Lei Nacional do Trânsito. Acredito que, dentre os fatores que mais favorecem os acidentes, está o uso do celular, ingestão de bebida alcoólica e a ausência do capacete”

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.