MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Posto do Detran-RJ exclusivo para pessoas com deficiência é inaugurado

Unidade fica na cidade do Rio de Janeiro e atendimento é feito por meio de agendamento; confira

Por Redação Multiplix
17/05/21 - 11:13
Posto do Detran-RJ exclusivo para pessoas com deficiência é inaugurado Unidade oferece serviços de veículos, habilitação e identificação civil | Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

O Detran-RJ inaugurou o primeiro posto do Brasil exclusivamente voltado para o atendimento a pessoas com deficiência. Localizado na cidade do Rio de Janeiro, o Posto de Atendimento Detran Acessível – PCD oferece serviços de veículos, habilitação e identificação civil.

A unidade foi inaugurada na última sexta-feira, 14, e fica na avenida Francisco Bicalho, no Centro da cidade.

No espaço, segundo o Detran-RJ, serão realizadas as aulas práticas de direção para o público PCD do programa Cidadania sobre Rodas, da Escola Pública de Trânsito (EPT). Um carro adaptado ficará disponível no posto.

O governo do estado informou também que foram destinadas duas vagas exclusivas para as aulas de baliza. A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran terá sala especial para atender o público PCD interessado na primeira habilitação.

“A grande dor da pessoa com deficiência é não ter o direito de ir e vir. Precisamos aplicar na prática a política pública e, por isso, a gestão do Detran-RJ deixará um legado para o estado”, afirmou o governador do estado, Claudio Castro, durante a inauguração.

O departamento anunciou ainda que o posto terá também uma unidade especial de atendimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que oferecerá diversos serviços para as pessoas com deficiência, como acompanhamento psicológico, atendimento jurídico, isenção de taxas para identificação civil e casamento, encaminhamento para órgãos do governo e cursos de capacitação para o trabalho.

Os usuários com deficiência auditiva poderão contar com a presença permanente de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

“Este é o único posto de Detran no Brasil exclusivo para atendimento de pessoas com deficiência. Foram reformas cuidadosas para que o atendimento da pessoa com deficiência seja possível e digno, com espaço suficiente para atender suas demandas específicas”, disse o presidente do Detran, Adolfo Konder, no comunicado divulgado pelo governo estadual.

O atendimento exclusivo no posto Detran Acessível - PCD está sendo agendado pelo **site ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042, das 6h às 21h.

Também ficará disponível uma van, que fará o circuito de hora em hora, seguindo da Radial Oeste, próximo às estações de Metrô e de trem de São Cristóvão, até o posto. O primeiro horário de saída é às 7h30.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.