MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Perigo de incêndio: morte do dramaturgo Zé Celso reforça alerta sobre uso de aquecedores domésticos

Especialista de Nova Friburgo fala sobre o uso desses aparelhos, lareiras e cobertores térmicos, que são comuns durante o inverno

Por Kessia Coutinho
07/07/23 - 16:18
Perigo de incêndio: morte do dramaturgo Zé Celso reforça alerta sobre uso de aquecedores Aquecedores devem ser usados com cautela | Foto: Banco de imagem

Com a chegada do inverno, o uso de aquecedores, lareiras e outras formas de aquecimento se torna uma necessidade para muitas pessoas, principalmente na Região Serrana.

No entanto, é importante lembrar que esses equipamentos demandam cuidados especiais para garantir a segurança e evitar acidentes.

A morte do dramaturgo José Celso na última quinta-feira, dia 6, depois de um incêndio em casa reforça um alerta. De acordo com as primeiras investigações da polícia, o fogo pode ter sido provocado pela obstrução de um aquecedor de ar.

A reportagem conversou com o especialista em segurança contra incêndio e pânico, Fernando de Castro Ouverney, de Nova Friburgo, na Região Serrana, para saber as orientações básicas quanto ao uso desses aparelhos elétricos.

Para quem escolhe utilizar aquecedores elétricos, o especialista ressalta que é importante ficar atento e não deixá-los próximos a objetos que possam causar um incêndio:

Não pode deixar o aquecedor próximo a toalhas e cortinas, por exemplo. Nunca se deve colocar uma toalha para secar em cima de um aquecedor elétrico, porque vai aumentar a temperatura do mesmo e iniciar um incêndio.

Também é importante estar atento a falhas, barulhos, desarmamentos de disjuntores, já que eles podem ser o sinal de um problema:

A mudança na tonalidade em partes do aparelho, como a cor mais avermelhada no equipamento, devido a um aumento repentino da temperatura, deve ligar o alerta.

A orientação é desligar os aquecedores elétricos na hora de dormirA orientação é desligar os aquecedores elétricos na hora de dormir | Foto: Banco de imagem

Fernando de Castro Ouverney lembra que também é muito importante estar atento ao local onde esse objeto é colocado, já que o uso inadequado pode trazer sérios problemas:

Um dos principais riscos é colocar esses equipamentos perto de locais de circulação de animais e crianças, porque eles podem provocar queimaduras. Os aquecedores elétricos têm como geração de calor o aquecimento de óleo na parte interna e a resistência fica ali dentro. Se o equipamento tombar, a resistência pode superaquecer e iniciar um princípio de incêndio.

E ele faz um alerta sobre o tempo de uso dos aquecedores:

É muito importante ressaltar que todo aquecedor, seja ele de combustão ou elétrico, não pode ficar ligado quando vamos dormir. Durante a noite, pode haver um curto-circuito e a geração de monóxido de carbono. Ele é um gás asfixiante que pode acabar ocupando o espaço do oxigênio no nosso organismo. Podendo até matar a pessoa.

Cobertores elétricos devem ter selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)Cobertores elétricos devem ter selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Algumas pessoas escolhem usar cobertores elétricos para dormir e ficar mais aquecidas, o que também deve ser feito com muito cuidado, desde a escolha do produto. O Fernando explica:

Os cobertores elétricos devem ser comprados de empresas especializadas, com o símbolo do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia], ou seja, que tenham autorização para o uso. Aqueles equipamentos importados, sem as certificações de segurança, não devem ser adquiridos.

Durante o uso das lareiras ecológicas é necessário deixar o ar circular Durante o uso das lareiras ecológicas é necessário deixar o ar circular | Foto: Banco de imagem

Já sobre o uso de lareiras, o especialista também reforça que é preciso ter atenção, principalmente com as ecológicas:

As lareiras convencionais, elas têm um escape do monóxido de carbono, que seria a chaminé. Já as lareiras ecológicas, elas são colocadas dentro de casa. Para essas, é necessário haver ventilação, com pelo menos uma janela aberta no espaço. Se acender a lareira e trancar todas as portas e janelas, vai acontecer à diminuição da taxa de oxigênio e a queima do material fóssil fica no ambiente, gerando monóxido de carbono.

É importante lembrar que em caso de inalação, o monóxido pode causar intoxicação por asfixia química em pouco tempo de exposição.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.