MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo cria vagas de embarque e desembarque para passageiros de carros de aplicativo

Foram criados cinco pontos com a placa "P" de parada; veja

Por Bárbara Storck
19/04/21 - 16:28
Nova Friburgo cria vagas de embarque e desembarque para passageiros de carros de aplicativo Vagas são para uso preferencial de veículos de transporte por aplicativo e táxis | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

Uma mudança no trânsito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, ocorrida no último dia 6, mas que quase ninguém percebeu, foi a instalação de placas indicativas de vagas para embarque e desembarque de passageiros de carros de aplicativo.

São cinco placas com a letra "P" de parada distribuídas pela avenida Alberto Braune e uma na rua Duque de Caxias.

Por meio de uma nota divulgada no site da Prefeitura de Nova Friburgo, o titular da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), Fabrício Medeiros, explica que essas vagas são para uso preferencial de veículos de transporte por aplicativo e táxis, mas frisou que não são exclusivas, podendo ser utilizadas por qualquer condutor somente para esse tipo de imobilização.

“O intuito é direcionar os passageiros para que criem o hábito de solicitar corridas ou pegar caronas nesses locais, assim como também desçam”, diz.

O secretário lembra ainda que as vagas de motos, então existentes nos locais, foram realocadas para o lado de onde estavam ou nas vias transversais, não reduzindo seu quantitativo. Ele alerta que a infração para quem estacionar nos pontos de parada é de natureza média, prevista no Artigo 181, XIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O Portal Multiplix conversou com o motorista de aplicativo, Pedro Grillo, que disse que essas placas ajudariam a categoria caso fossem instaladas de uma maneira correta.

"Essa mudança foi feita de um dia para o outro, não tem ninguém orientando as pessoas que param ali. A placa não está dizendo o que aquele local ali é, então acho que deveriam ter pintado o chão de cinza ou feito alguma coisa a mais para poder especificar", conta Pedro antes de completar.

"Se você passar por ali, também vai ver alguns carros de aplicativo parados esperando chamadas, e o objetivo também não é esse, é apenas embarque e desembarque de passageiros. Se tiver um carro parado ali e eu chegar depois, não posso parar nem na frente, nem atrás. Tenho que dar uma volta pra esperar a pessoa sair dali, porque se eu parar em outro local, posso ser multado. A pessoa quando pede aplicativo, pede de qualquer lugar, então a gente tem que ficar orientando sobre as placas".

Além da criação das placas indicativas, a equipe da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana também iniciou o trabalho de revitalização das faixas de pedestres do Centro da cidade, que continuará a ser desenvolvido no decorrer do mês. O trabalho já foi concluído no entorno da praça Getúlio Vargas.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.