MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Detran suspende parte da cobrança de taxa para licenciamento anual após liminar da Justiça

Valor da emissão de documento será debitado do total da taxa. Advogada orienta contribuintes a aguardar decisão final da Justiça

Por Matheus Oliveira
29/01/19 - 12:08
Detran suspende parte da cobrança de taxa para licenciamento anual após liminar da Justiça Consumidores devem aguardar decisão da Justiça sobre a taxa de licenciamento do Detran | Foto: João Luccas Oliveira

O Detran informou, através do seu site, na última segunda-feira, dia 28 de janeiro, que vai cumprir a determinação judicial de suspensão do pagamento cumulativo das taxas referentes aos serviços de licenciamento anual e de emissão do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) no estado do Rio de Janeiro.

A juíza Maria Teresa Pontes Gazineu, da 16ª Vara de Fazenda Pública do Rio, concedeu uma liminar de ação do Ministério Público Estadual suspendendo a cobrança da taxa de vistoria anual do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran).

A taxa de licenciamento - R$ 144,68 - continuará sendo cobrada, em consonância com o artigo 130 do Código de Trânsito Brasileiro, da mesma forma que ocorre em todos os estados da Federação. Está suspenso o pagamento da emissão do documento no valor de R$ 57,87.

No Bradesco, banco responsável por receber os pagamentos das taxas, a implementação da medida de suspensão do pagamento começa nesta segunda-feira e a emissão do boleto referente ao licenciamento estará disponível a partir do dia 4 de fevereiro.

Os usuários que já estiverem com a GRT paga devem fazer o serviço de licenciamento normalmente. Os que quiserem reaver a taxa de emissão do documento deverão aguardar o trânsito em julgado da ação, já que, só após o julgamento da demanda, o Estado poderá ressarcir os contribuintes, se for essa a determinação judicial. Cabe esclarecer que o montante recolhido com a taxa custeia, além dos serviços de fiscalização dos veículos, convênios entre as Polícias Civil e Militar para ações no trânsito, todas as operações da Lei Seca no estado e ações do Instituto Estadual do Ambiente.

A advogada especialista em direito tributário, Nicole Faria, explicou os motivos da Justiça suspender a cobrança da taxa: “a taxa é do gênero tributo, ela tem como fator gerador a prestação do serviço público, divisível, que é o caso que você consegue identificar ao contribuinte, que tipo de serviço você está prestando. O Supremo Tribunal Federal colocou como condição para a cobrança da taxa é que o estado exerça o serviço e o poder de polícia esteja aparelhado para realizar a vistoria e justifique essa cobrança. Se essa vistoria pelo estado não irá existir mais, não existe o fator gerador da taxa, pois é ilegal e inconstitucional, e isso ocasionou a suspensão.”

Ela também aconselhou os contribuintes a esperar a decisão final da Justiça para pagar a taxa de vistoria: “entendo que, com essa suspensão, até existir uma decisão posterior, ninguém deverá pagar e está suspenso. Mas isso pode mudar a qualquer momento. Ou a administração pública vai rever ou o Judiciário vai determinar e a decisão pode ser revertida. O consumidor deve esperar a decisão para realizar o pagamento.”, finaliza.

Vale lembrar que, após a decisão judicial, o governador Wilson Witzel (PSC) anunciou na última quinta-feira, dia 24 de janeiro, que decidiu manter uma estrutura no órgão de fiscalização para vistoriar os veículos com a diferença que este serviço será feito nas blitzes e não na sede da unidade.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.