MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Detran Seguro aborda 174 mil veículos nos seis primeiros meses de sua criação

Saiba quais são os números da operação em Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana do Rio

Por Redação Multiplix
14/10/19 - 09:47
Detran Seguro aborda 174 mil veículos nos seis primeiros meses de sua criação Vistoria anual foi substituída pela Operação Detran Seguro neste ano | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Operação Detran Seguro completou seis meses no dia 9 de outubro. A iniciativa, que substituiu a vistoria anual em todo o estado do Rio de Janeiro, verificou aproximadamente 174 mil veículos durante o período, por meio das câmeras inteligentes OCR. Desses, 20.919 foram abordados pelos agentes de fiscalização, que aplicaram 9.722 autos de infração.

Na cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana foi realizada uma operação, que abordou 62 veículos com problemas. Já em Teresópolis, também na serra fluminense, a operação encontrou 74 veículos com problemas.

Em todo o estado, a autuação mais comum foi de mau estado de conservação do veículo, com 3.167 casos, mas os motoristas também foram multados por estar com o licenciamento vencido (2.583) e por conduzir sem CNH (708).

O Detran Seguro é responsável por verificar a documentação do veículo e do motorista e ainda itens indispensáveis para a segurança no trânsito: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes.

Caso haja alguma irregularidade, os proprietários recebem um auto de infração e têm sete dias para apresentar ao Detran-RJ a regularização das infrações constatadas. Caso a reapresentação não aconteça dentro do prazo, os autos são transformados em multa, e o veículo recebe uma restrição administrativa. A partir daí, se for flagrado em circulação, será removido.

“Nossos agentes não estão nas ruas com a intenção de multar os motoristas. Queremos que todos tenham consciência de seu papel, que é fundamental, para a segurança no trânsito. Por isso, sempre alertamos que os veículos em mau estado de conservação, com pneus carecas ou para-brisas rachados, por exemplo, podem oferecer riscos à população”, ressalta Marcelo Bertolucci, presidente do Detran-RJ.

A Operação Detran Seguro conta com ações diárias, inclusive aos sábados e domingos, na capital e no interior do estado. Os locais não são divulgados previamente.

Suspensão

O Detran publicou no dia 8 de outubro, no Diário Oficial do Estado, aviso a 4.057 condutores que estão em processo de suspensão da habilitação e que não receberam a comunicação após tentativas de envio por Aviso de Recebimento dos Correios. Desse total, 2.332 habilitados precisam entregar a carteira. Outros 1.647 estão sendo notificados sobre a abertura de processo de suspensão, pelo qual podem recorrer ainda na instância de defesa prévia, que é a primeira parte do processo. Mais 78 condutores já tiveram a penalidade de suspensão definida, mas podem recorrer na Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI).

Em Nova Friburgo, foram abertos 14 processos de suspensão de carteira e outros 12 motoristas precisam entregar a CNH neste ano. Apenas um motorista teve a penalidade de suspensão definida.

No município de Teresópolis, foram abertos 10 processos de suspensão e 28 motoristas necessitam entregar o documento. Já três condutores tiveram a penalidade definida.

O Detran reforça que o aviso sobre as penalidades é feito exclusivamente no Diário Oficial do Estado. Todo cidadão pode recorrer gratuitamente. A defesa também pode ser online. No próprio site do Detran (www.detran.rj.gov.br), clicar no ícone Infrações, depois, no menu à esquerda, clicar novamente no ícone Infrações e, em seguida, em Defesa/Recurso Online.

O Detran-RJ não dá autorização a terceiros para entrarem em contato com os habilitados. Quem quiser pode denunciar o assédio também no próprio site do Detran. Basta ir no fim da página, onde estão os atalhos para os serviços mais procurados, e clicar em Corregedoria, onde o primeiro item é Denúncia.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.