MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Detran-RJ lança campanha “Dia D para a Pessoa com Deficiência”

Novo calendário garante mais prioridade ao público PCD em todos os serviços

Por Redação Multiplix
04/03/21 - 14:09
Detran-RJ lança campanha “Dia D para a Pessoa com Deficiência” Calendário 2021 da campanha "Dia D para a pessoa com deficiência" é instituído pelo Detran-RJ | Foto: Divulgação/Detran-RJ

O calendário de campanhas 2021 do Detran-RJ vai celebrar o “Dia D para a Pessoa com Deficiência" em quatro dias diferentes. A medida foi assinada através de uma portaria, pelo presidente do departamento, Adolfo Konder.

A campanha vai ser realizada nas seguintes datas:

  • 02 de abril (Dia Mundial de Conscientização do Autismo)
  • 18 de junho (Dia do Orgulho Autista)
  • 24 de setembro (Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21/09)
  • 03 de dezembro (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência)

Além disso, caso o Estado do Rio ainda esteja sob os efeitos da pandemia da Covid-19, as campanhas podem não acontecer, já que, por causa das restrições sanitárias, o Detran-RJ é obrigado a reduzir a capacidade de atendimento nos postos para evitar aglomerações.

A campanha foi instituída pelo departamento em junho de 2019 e, durante o período, o departamento fica ainda mais inclusivo para o público PCD. Os postos de vistoria de veículos e identificação civil dão preferência às pessoas com deficiência, sem necessidade de agendamento.

Além disso, no Dia D são abertas as inscrições para o programa Cidadania Sobre Rodas, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-RJ, que oferece cursos para o PCD tirar sua primeira habilitação sem qualquer custo. Não há cobrança de taxas. E a Escola Pública de Trânsito promove o programa Oficina Sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica a pessoas com deficiência auditiva.

No Centro do Rio de Janeiro, onde fica a sede do departamento, o Detran ainda faz evento especial para o PCD, com atenção especial à bandeira da inclusão. Outras iniciativas estão sendo programadas pela Comissão da Pessoa com Deficiência do Detran-RJ para as datas da campanha deste ano.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.