MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Detran promove Dia D com atendimento especial voltado a pessoas com deficiência

Primeira edição do evento ocorre em todo o estado do Rio de Janeiro na próxima sexta-feira, 24

Por Redação Multiplix
22/01/20 - 16:39
Detran promove Dia D com atendimento especial voltado a pessoas com deficiência Detran vai promover o Dia D em várias cidades da Região Serrana | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A primeira edição do Dia D de 2020 ocorre na próxima sexta-feira, dia 24 de janeiro. A campanha consiste no programa de atendimento especial do Detran para pessoas com deficiência.

Na ocasião, pessoas com deficiência poderão fazer a identificação civil gratuitamente, sem precisar agendar os procedimentos de habilitação e vistoria.

Os serviços vão estar disponíveis em 114 postos do Detran, espalhados pelo estado do Rio de Janeiro.

Nos municípios da Região Serrana, a ação vai ocorrer em: Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis.

Os interessados devem verificar no site do Detran quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que deseje. Por exemplo, para identidade é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente.

Caso seja menor de 12 anos, é preciso estar acompanhado pelo responsável (pai, mãe ou responsável legal) e de identificação comprovando o parentesco ou a responsabilidade legal.

Cursos na capital do estado

Durante o Dia D, segundo o Detran, também vai estar disponível a inscrição no curso Cidadania Sobre Rodas, que dá aulas gratuitas de direção para a obtenção da CNH para as pessoas com deficiência.

Quem quiser se candidatar ao curso gratuito de direção, deve fazer a inscrição numa das 18 unidades de atendimento da cidade do Rio de Janeiro.

Vai ser oferecido ainda o curso Oficina Sob Medida especial para deficientes auditivos, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica dos automóveis.

Os interessados no Oficina sob Medida se inscreverão na área da Educação, disponível no site do órgão. Quarenta vagas estão disponíveis. Para realizar o curso, o candidato não pode estar com a sua carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa, cassada ou fora da validade.

Documentos

O Detran informa ainda que serviços como identificação e habilitação devem ser feitos com a apresentação de laudo médico original, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.

Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da Cédula de Identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone) – caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.