MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Detran promove campanha para conscientizar população durante o fim de ano

Campanha vai estar em Teresópolis, no dia 19 de dezembro, das 10h às 12h

Por Redação Multiplix
10/12/19 - 14:25
Detran promove campanha para conscientizar população durante o fim de ano BR-116 vai receber blitz do Detran para educar motoristas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Os feriados de fim de ano e também as férias escolares são períodos propícios para que algumas pessoas reúnam direção e bebida. Em razão disso, o Detran-RJ começou, na última semana, nova campanha de conscientização para a segurança no trânsito.

A iniciativa vai marcar presença em Teresópolis, na Região Serrana, no pedágio da BR-116, no dia 19 de dezembro, das 10h às 12h.

A campanha traz duas mensagens principais: dirigir de forma segura e com o carro em ordem. Para isso, o Detran adquiriu um etilômetro que captura qualquer nível de álcool apenas com a medição do ar do veículo, sem precisar soprar o equipamento.

“O período do fim do ano é quando mais acontecem acidentes com vítimas. A sociedade não pode achar isso normal. Tem que se conscientizar que há risco de morte sim”, destaca o presidente do Detran-RJ Marcelo Bertolucci.

Desenvolvida pelo setor de educação do departamento, a ação promoverá uma série de blitzen educativas. São as operações que não têm o objetivo de punir, mas sim de conversar com os condutores, entregar material educativo e também ensinar as crianças qual é o melhor comportamento no trânsito – e por sua vez, que elas sejam um forte aliado no convencimento dos papais e mamães.

Números de feridos e de acidentes em 2019

O número de feridos e mortos no trânsito nos primeiros dez meses de este ano (24.573) já ultrapassou o total de 2018, quando 24.260 pessoas foram vitimadas.

O número de acidentes se manteve persistente: 18.284 de janeiro a outubro de 2019 contra 18.011 nos dez primeiros meses de 2018, segundo a Coordenadoria de Estatística do Detran-RJ.

A capital fluminense continua como a maior vilã, registrando o maior número de vítimas de acidentes. De janeiro a outubro deste ano foram 10.340 acidentados. A Região Metropolitana é a segunda neste triste ranking, com 8.693 vítimas. A concentração de veículos nessas duas regiões e a proximidade de comunidades populosas com as estradas são as causas do elevado índice.

Importante ressaltar que o governador Wilson Witzel sancionou a lei 8.610, em 5 de novembro passado, que dá prioridade de tramitação aos processos de condutores flagrados por ingestão de álcool e outras substâncias que causem dependência.

São processos que podem culminar na suspensão ou cassação da habilitação do condutor. E se durante o cumprimento da penalidade o condutor for flagrado novamente por esta infração, sofrerá rito sumaríssimo. Ou seja, terá a habilitação cassada.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.