MENU

Portal Multiplix

Corpo de Bombeiros combateu 11 mil incêndios em vegetação entre maio e outubro

Ocorrências aumentaram 20% no estado do Rio em 2020

Por Redação Multiplix
25/11/20 - 15:32
Corpo de Bombeiros combateu 11 mil incêndios em vegetação entre maio e outubro Período de seca elevou número de fogo em vegetação no estado do Rio de Janeiro | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi acionado para mais de 11 mil ocorrências de fogo em vegetação no período de estiagem, entre maio e outubro de 2020, em todo o território fluminense, segundo dados da corporação. O número é cerca de 20% maior que o registrado em 2019.

Só em 2020, as aeronaves da corporação dedicaram mais de 250 horas de voo a operações de monitoramento de áreas verdes, extinção de focos e transporte de militares e equipamentos para locais de difícil acesso, como reservas e montanhas.

Nesse período do ano, caracterizado pelo clima seco, com poucas chuvas e perda de umidade do solo, cresce consideravelmente o risco de incêndios em matas e florestas. Para minimizar os danos ambientais, a corporação reforçou as missões de prevenção e combate às queimadas, com apoio de viaturas e helicópteros.

Ações preventivas

Para evitar incêndios em vegetação, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recomenda para todas as épocas do ano:

  • Não acender fogueiras;
  • Não queimar lixo no quintal;
  • Não soltar balões;
  • Não jogar pontas de cigarro em qualquer ambiente, principalmente, nas estradas próximas à vegetação;
  • Não jogar garrafas de vidro em áreas florestais e em beira de estrada. Elas funcionam como lente de aumento para os raios solares, gerando calor.

Métodos de combate

Quando acionados para incêndios em matas, os bombeiros primeiramente localizam o foco ou a linha de fogo na área atingida e avaliam a situação geral do incêndio considerando topografia, riscos, existência de turfas e de aceiros naturais, comportamento da propagação do fogo, direção e velocidade do vento, dentre outros elementos.

A partir dos objetivos traçados no plano de ação inicial, as guarnições definem qual a melhor opção tática e quais equipamentos/recursos adequados para solucionar a situação analisada:

  • Combate direto – com abafamento e resfriamento por meio de água, abafador, bomba costal, pá, viatura de combate a incêndio e aeronave;

  • Combate indireto – com aplicação da construção de aceiro, linha negra, linha de fogo e linha fria;

  • Combate paralelo - com emprego de formas combinadas de combate direto e indireto.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.