MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Chuvas: Saiba o significado dos estágios emitidos pela Defesa Civil de acordo com o nível pluviométrico

Notificação é envida à população via SMS em todo o estado do Rio de Janeiro

Por Matheus Oliveira
19/11/18 - 10:35
Chuvas: Saiba o significado dos estágios emitidos pela Defesa Civil de acordo com o nível pluviométrico Em casos de temporais, moradores de áreas de risco, principalmente, devem ficar atentos aos alertas emitidos pela Defesa Civil. | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com o início da temporada de chuvas -que no começo deste mês já causou danos à diversas cidades da Região Serrana- se torna fundamental que os moradores desses municípios fiquem atentos aos alertas emitidos pela Defesa Civil de suas respectivas cidades, como forma de prevenção. Mas muitos não sabem o significado de cada um desses alertas e qual procedimento adotar nessas situações. Para esclarecer as dúvidas dos leitores, o Portal Multiplix mostra quais são os estágios da Defesa Civil em relação ao nível pluviométrico do local.

Atualmente, existem quatro estágios de alerta emitidos pela Defesa Civil, que são:

- Vigilância - O nível de Vigilância é aquele de mais tranquilidade nos níveis pluviométricos e acontece quando não existem ocorrências de chuvas ou quando a chuva é fraca. O nível de água fica normal. Em casos de dias sem chuva, a umidade fica mais baixa.

- Atenção - O estágio de atenção é emitido quando existe a previsão de chuvas moderadas a fortes, deixando as equipes da Defesa Civil de prontidão. Podem acontecer alagamentos e deslizamentos isolados, e transtornos pontuais que provoquem reflexos na mobilidade urbana.

- Alerta - Se o nível pluviométrico aumentar, registrando chuvas intensas e subida do nível dos rios dos municípios, a Defesa Civil emite o estágio de Alerta. Tal nível faz com que a Defesa Civil informe agentes de saúde e líderes comunitários para a necessidade de preparar a população e sinalizar que evitem permanecer em locais de risco. O estágio de alerta pode ocasionar múltiplos alagamentos e deslizamentos, e transtornos generalizados em uma ou mais regiões da cidade.

- Alerta Máximo - Se houver a continuidade das chuvas e a chegada a 80% do nível de transbordamento dos rios, a cidade em questão passa ao estágio de Alerta Máximo. Nesses casos, a população em áreas de risco é retirada e levada para abrigos destacados pelo poder municipal ou para casa de parentes.

Alertas

Os alertas da Defesa Civil podem ser recebidos via SMS – mensagem de texto do celular- em todo o estado do Rio de Janeiro. Para realizar a inscrição, os moradores de todo o estado do Rio podem mandar mensagens de texto para o número 40199 com o número de seu CEP, cadastrando assim, o endereço do solicitante, que receberá notícias de sua cidade. Cabe destacar que só vale enviar um CEP por vez. O programa passou a ser implementado em todo o território fluminense desde o fim de 2017, mas em Nova Friburgo, o serviço já era oferecido desde 2013.

Em caso de necessidade de desocupação de um local em área de risco, a Defesa Civil orienta que a população procure a casa de parentes ou vá para pontos oficiais do poder público para assistir essas famílias.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.