MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Você conhece a xepa da vacina? Saiba quem pode ser imunizado desta forma

Cidades de Cabo Frio, Nova Friburgo e Teresópolis atualizam situação das sobras de imunizantes em cada município

Por Matheus Oliveira
22/06/21 - 17:04
 Você conhece a xepa da vacina? Saiba quem pode ser imunizado desta forma Sobras dos frascos das vacinas são chamadas de xepas e podem ajudar a acelerar a imunização no Brasil | Foto: Reprodução/Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Você sabe o que significa a expressão “xepa da vacina”? São doses que sobram dos frascos e que não podem ser aproveitadas no dia seguinte por causa do prazo de validade. Dessa forma, são aplicadas em pessoas que comparecem às unidades de saúde, perto do horário do encerramento do dia de vacinação.

Cada imunizante, fabricado por empresas ou instituições diferentes, possui um tempo determinado de validade após a abertura dos frascos. Por exemplo, o imunizante da Pfizer pode ser conservado por até 6 horas, a CoronaVac por até 8, e da Oxford/AstraZeneza por 48 horas.

Mas como tem funcionado essa "xepa da vacina" em algumas cidades da área de cobertura do Portal Multiplix? É possível que todo mundo vá aos locais de aplicação no fim do dia e tenha chance de ser vacinado? Confira as respostas abaixo.

Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, por meio de nota, a prefeitura informou que "desde o início da vacinação Nova Friburgo disponibiliza as doses da chamada “xepa” apenas às pessoas pertencentes ao grupo prioritário que está sendo imunizado naquele dia. Por exemplo, no grupo prioritário de pessoas com comorbidades, em caso de sobra de doses, a unidade de saúde checa o cadastro de pessoas com comorbidades e chama aquelas que moram mais próximas ao local de vacinação, já que as vacinas têm um tempo curto de duração após o frasco ser aberto. Caso não seja encontrado ninguém, são chamadas pessoas do próximo grupo prioritário previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI). A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda que não existe no manual do Ministério da Saúde a previsão de "xepa" para a população em geral, apenas para os grupos prioritários elencados no PNI."

Vale destacar que pessoas que perderam o dia de vacinação de seu grupo prioritário podem se vacinar em qualquer dia da semana.

Cabo Frio

Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, a prefeitura informou à reportagem do Portal Multiplix que “a equipe de imunização possui uma lista de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que estão sendo atendidos nessa etapa, como profissionais de saúde ou pessoas com comorbidades, que são chamadas para receber o imunizante, quando há sobras de vacinas".

Teresópolis

Já em Teresópolis, na Região Serrana, a Secretaria Municipal de Saúde informou, por email, que neste momento não há "xepa" da vacina contra a Covid-19 para a população. Ainda segundo o Executivo, “a "xepa" já ocorreu no município, porém apenas nos grupos prioritários (acamados, forças de segurança, etc)".

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.