MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Uso emergencial de kits para diagnóstico de varíola dos macacos é liberado pela Anvisa

Estado do Rio registra primeiro óbito pela doença; paciente estava internado em Campos dos Goytacazes

Por Redação Multiplix
30/08/22 - 11:53
Uso emergencial de kits para diagnóstico de varíola dos macacos é liberado pela Anvisa Anvisa libera uso emergencial de kits para diagnóstico de Monkeypox | Foto: Banco de imagem

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nessa segunda-feira, 29, o uso imediato e emergencial de 24 mil kits moleculares para diagnóstico laboratorial da varíola dos macacos (Monkeypox).

Os reagentes são produzidos pela Instituto Bio-Manguinhos/Fiocruz e ainda estão em análise para aprovação definitiva de registro pela agência.

A autorização foi concedida após solicitação conjunta da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, e do Instituto Bio-Manguinhos.

A diretoria colegiada da agência levou em conta a atual situação epidemiológica emergencial da infecção da varíola dos macacos no país, a limitação da capacidade de resposta laboratorial atual, a quantidade de exames represados, o risco associado à demora no diagnóstico e a necessidade de descentralização dos exames, entre outros.

Atualmente, o Brasil tem oito laboratórios de referência para o diagnóstico da Monkeypox, por biologia molecular, mas este número não tem sido suficiente para atender a demanda, de acordo com a Vigilância em Saúde.

Com a autorização de uso emergencial, o Ministério da Saúde poderá descentralizar a realização do diagnóstico da doença para a Rede de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) nos estados e reduzir o tempo de liberação dos resultados aos pacientes.

Até o momento, não há nenhum teste de diagnóstico comercial para a varíola dos macacos com registro aprovado na Anvisa.

Primeiro óbito por Monkeypox no interior do Rio

Na noite dessa segunda, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou a primeira morte por varíola dos macacos no estado do Rio de Janeiro.

O paciente, um homem de 33 anos, estava internado no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ele apresentava baixa imunidade e comorbidades, o que agravou o quadro e resultou na transferência para leito de UTI no último dia 19.

Profissionais de saúde de Campos estão monitorando as pessoas que tiveram contato com o paciente.

Até o momento, nenhum deles apresentou sinais e sintomas de infecção pelo vírus.

Números atualizados

Segundo o informe epidemiológico emitido pela SES-RJ, até a manhã desta terça-feira, dia 30, foram confirmados 632 casos de Monkeypox e 62 prováveis foram registrados.

Veja abaixo os números

  • Região Metropolitana I - 532

  • Região Metropolitana II - 69

  • Baixada Litorânea (inclui Região dos Lagos) - 6

  • Região Serrana - 5

  • Norte - 3

  • Médio Paraíba - 3

  • Noroeste - 1

Desse total, 484 seguem em investigação e 774 foram descartados.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da SES faz o monitoramento diário dos casos, em parceria com os laboratórios de referência da Fiocruz e da UFRJ e as secretarias municipais de Saúde. Por isso, os números são atualizados diariamente e estão sujeitos a alterações.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.