MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Um guia completo para quem deseja começar a caminhar em Nova Friburgo

Veja cuidados a serem tomados, benefícios e melhores locais para começar a praticar o esporte

Por Matheus Oliveira
16/01/19 - 09:33
Um guia completo para quem deseja começar a caminhar em Nova Friburgo Country Club é dos locais indicados para quem deseja praticar uma atividade ao ar livre | Foto: João Luccas Oliveira

Muitas pessoas, ao adotarem um exercício físico para sair do sedentarismo e melhorar sua qualidade de vida escolhem, seja por questão econômica ou por ter contato com a natureza, uma atividade ao ar livre como a caminhada. Na Região Serrana, o clima ameno e as muitas pistas oferecem opções diversas para essa prática. Porém, é importante tomar alguns cuidados para tornar-se um praticante do esporte e ganhar saúde.

Um dos primeiros passos para quem deseja realizar uma caminhada é ter um bom calçado, que se ajuste à passada e treinar com uma postura de olhar pra frente, nunca para o chão. O início do processo deverá ser realizado de forma lenta, de acordo com a condição de cada praticante. Aos poucos, pode-se aumentar o ritmo, alternando 30 segundos de caminhada com 30 segundos de trote (acelerar o passo, mas sem correr).

O preparador físico, Djan Lamosa, fala sobre os cuidados a serem tomados para quem quer começar a caminhar.

“Um dos principais cuidados deve ser com o tipo de calçado a ser utilizado, com algum amortecimento para não forçar as articulações do joelho, do tornozelo ou da coluna. O calçado ajuda a aliviar o impacto para não sobrecarregar a coluna vertebral. Além disso, é necessário ter cuidado com a via em que se está caminhando, tendo atenção com buracos, declives, irregularidades, o trânsito para evitar acidentes e a pista em si, para se evitar torções”, declara.

A Avenida Galdino do Valle também reúne praticantes de caminhada durante todo o diaA Avenida Galdino do Valle também reúne praticantes de caminhada durante todo o dia | Foto: Amanda Tinoco/Arquivo

Com o passar do tempo, o praticante da caminhada pode começar a correr por 10 ou 20 minutos, variando ainda o local de treinamento. Da mesma forma que os trotes são incluídos, as corridas também podem entrar no treinamento. Dessa forma, são trabalhados diversos grupos musculares e de formas variadas, promovendo uma variação e adaptação do seu corpo.

Após iniciar e se acostumar com o ritmo de caminhada e corrida, o atleta amador pode estabelecer metas e objetivos como o tempo e a distância a serem percorridos, ou participar de uma prova seja de 5 km ou 10 km.

“A caminhada oferece vários benefícios como uma melhora no condicionamento físico, no sistema cardiorrespiratório e da parte circulatória, além de ajudar a combater a obesidade. Não é o mais indicado para o emagrecimento, mas é uma boa porta de entrada para outras atividades”, revela.

Em Nova Friburgo, os principais locais indicados para adeptos da caminhada são as avenidas Galdino do Valle Filho e Comte Bittencourt, o Nova Friburgo Country Club, com belas paisagens, e para quem deseja contato com a natureza, a Via Expressa, que apesar da pista irregular, atrai bastante praticantes da modalidade.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.