MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

UFF de Nova Friburgo conquista verba para informatizar serviços do SUS no município

Iniciativa concorreu com outros 15 projetos da área da Saúde do estado e foi escolhida por meio de votação popular

Por Redação Multiplix
03/01/23 - 12:20 | Atualizada em 03/01/23 - 17:49
UFF de Nova Friburgo conquista verba para informatizar serviços do SUS no município Projeto da UFF conquista verba para informatizar serviços do SUS em Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Programa PET Saúde Gestão e Assistência do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (Isnf), realizado em parceria com a prefeitura, vai receber R$ 700 mil, que serão disponibilizados por meio de uma Emenda Parlamentar Participativa.

A iniciativa concorreu com outros 15 projetos da área da Saúde do estado do Rio de Janeiro e foi escolhida por meio de votação popular online, com ampla participação da comunidade acadêmica do Isnf.

O professor Marcos Alex Mendes da Silva, vice-diretor do Isnf, explica que os valores serão aplicados na informatização da rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, que não inclui o Hospital Municipal Raul Sertã, e sim as Unidades de Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família:

Esse recurso vai contribuir para alcançarmos as metas ministeriais do ‘Programa Previne Brasil’, além de fortalecer o fluxo dos usuários dentro do sistema, a qualificação das equipes de trabalho, sobretudo a interação ensino-serviço-comunidade.

A instituição não informou, no entanto, um prazo para que o serviço seja implementado.

De acordo com o professor Marcos Alex, os investimentos, além de beneficiar a comunidade local, trarão ainda benefícios para os estudantes da UFF, que já atuam na rede de serviço por meio do PET-Saúde.

Ao melhorar as unidades de saúde do município, nossos alunos que fazem estágio nessas unidades terão melhores possibilidades de aprendizado, o que qualifica o próprio sistema.

Essa é a terceira vez que o Instituto de Saúde de Nova Friburgo tem um projeto contemplado para receber uma Emenda Parlamentar Participativa por meio de votação popular, garantindo conquistas e avanços para a comunidade acadêmica.

O que é PET-Saúde

O PET-Saúde é um programa dos ministérios da Saúde e Educação, destinado a viabilizar o aperfeiçoamento e a especialização em serviço, bem como a iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos, respectivamente, aos profissionais e estudantes da área da saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O que diz a prefeitura

Como a informatização da Saúde é uma promessa antiga em Friburgo, a reportagem perguntou à prefeitura se, antes dessa conquista da emenda parlamentar que vai disponibilizar o recurso para a informatização da Saúde, já haviam sido tomadas outras medidas para que o serviço fosse implementado.

Questionou também se esse valor será suficiente para atender toda a demanda e quais são os setores da Saúde que precisam de informatização.

Ao Portal Multiplix, a prefeitura explicou no fim da tarde desta terça-feira, 3, que nem todas as Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família serão contempladas com o projeto e que já está em andamento um processo licitatório para modernizar toda a rede do SUS.

O município, porém, não informou quais serão as primeiras unidades de Saúde que irão receber esse serviço por meio do projeto da UFF, nem deu um prazo para isso.

Confira a resposta na íntegra:

"A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a emenda parlamentar disponibilizada foi no valor de R$ 700 mil para o Programa PET Saúde Gestão e Assistência do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, que é realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

Serão aplicados na informatização de algumas unidades da rede pública de saúde, dando preferência àquelas que recebem o Programa. Ainda serão definidas as unidades que serão contempladas, entretanto, já se sabe que não serão todas, visto que o valor é insuficiente. O município ainda não tem acesso à verba, que, por enquanto, ainda não consta no sistema.

Por fim, cabe ressaltar que a Prefeitura de Nova Friburgo possui um processo licitatório para a informatização de toda a rede em fase avançada."

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.