MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Trajano de Moraes é a única cidade da Região Serrana sem casos de covid-19; qual é o segredo?

Barreiras sanitárias e apoio da população fazem parte da receita no combate ao coronavírus, segundo a Vigilância em Saúde do município

Por Isadora Jaron e Bianca Chaboudet
12/05/20 - 16:57

Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio, é a única cidade da Região Serrana do Rio que não registrou casos confirmados e nem óbitos do novo coronavírus até esta terça-feira, 12. Os outros municípios do estado que ainda não contabilizam casos de covid-19 até esta tarde, são: Cambuci, Comendador Levy Gasparian, Rio Claro e Varre-Sai.

No caso de Trajano, o município foi um dos primeiros a implementar barreiras sanitárias na região, segundo a prefeitura, assim que os casos de covid-19 começaram a aparecer no interior do estado do Rio. Elas funcionam 24 horas por dia. Por ser rota da Região Serrana e dos Lagos, Trajano de Moraes orienta quem está de passagem a seguir viagem e quem quer entrar na cidade, não pode passar.

“Inevitavelmente a gente vai ter casos, mas por que nós ficamos em uma posição confortável nas estatísticas? O prefeito tomou a atitude no início de criar as barreiras sanitárias. A Vigilância em Saúde também fez uma ação com agentes de ir em todos os comércios e localidades explicando as pessoas para o enfrentamento ao coronavírus”, explicou Saulo Pacheco, coordenador da Vigilância em Saúde.

Além disso, segundo Saulo, o município conta com o apoio da população local que mantém o isolamento domiciliar quando é necessário, evita aglomerações e usa máscara de proteção quando precisa ir a algum comércio. Aliás, os estabelecimentos continuam funcionando na cidade, mas com apenas 30% da sua capacidade.

“Estabelecemos de início uma quarentena de fechar todo o comércio, só funcionando os essenciais. Contudo, notamos que não seria bom, mudamos o decreto, abrimos o comércio, e a população circula livre, mas com orientação de manter o distanciamento, evitando o contato, e com os comércios operando com 30% da capacidade”, destacou o coordenador.

O último decreto publicado pela prefeitura obriga o uso das máscaras caso a pessoa tenha que sair de casa. O município também segue o protocolo do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em relação à conscientização da população em procurar uma unidade de saúde só quando houver sintomas do covid-19.

“Fomos seguindo e explicando para as pessoas que se você tem algum caso de gripe ou síndrome gripal, é para tratar em casa. Não precisa procurar a unidade de saúde, só em caso grave, só quando apresentar os sintomas de covid-19. Então, temos casos baixíssimos de síndrome gripal porque as pessoas não procuram o hospital. A população está muito bem consciente”, frisou Saulo.

Bares e restaurante estão atendendo em delivery ou com a porta aberta, onde os produtos podem ser vendidos para a pessoa levar para casa. O comércio ambulante de fora da cidade está proibido de funcionar.

Ainda de acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde de Trajano, os casos suspeitos têm toda a assistência do município, com acompanhamento 24 horas por dia, onde uma equipe liga diariamente para saber sobre o paciente. E os testes estão sendo feitos em quem apresenta sintomas do coronavírus ou síndrome gripal.

“Fora isso nós ficamos em cima coibindo quem não quer ajudar, dispersamos, fazemos ação em comércio que não consegue controlar as aglomerações. Temos grupos no WhatsApp onde as pessoas denunciam. A população é parceira nossa. A ação é em conjunto”, finalizou Saulo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.