MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis tem 19 casos suspeitos de sarampo

Desse total, após exame, cinco resultados deram positivo em primeira coleta e aguardam o resultado final da segunda coleta; confira as orientações

Por Redação Multiplix
07/02/20 - 16:16
Teresópolis tem 19 casos suspeitos de sarampo População de 6 meses a 59 anos devem se imunizar contra o sarampo | Foto: Banco de Imagem

Teresópolis tem 19 casos suspeitos de sarampo em investigação pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), segundo a Secretaria de Saúde da cidade. A maioria se refere a pacientes que estiveram em municípios do estado com histórico de transmissão da doença.

Ainda de acordo com a secretaria, os exames desses pacientes foram coletados e encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ). Dos 19 casos suspeitos examinados, cinco resultados deram positivo em primeira coleta e aguardam o resultado final da segunda coleta enviada ao Lacen-RJ.

Pode ser considerado caso suspeito de sarampo:

  • Pessoa com febre, manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que se espalham para o corpo, acompanhadas de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e da situação vacinal;

  • Todo indivíduo considerado como caso suspeito com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou, ainda, história de contato com alguém que viajou para locais com circulação do vírus do sarampo no mesmo período.

Segundo a Secretaria de Saúde, todas as medidas de bloqueio vacinal para a doença têm sido tomadas, assim como todas as medidas profiláticas e de orientação quanto à vacinação foram realizadas.

Vacina é o melhor meio de prevenção

“Apesar da campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo estar focada na população de 6 meses a 59 anos, os postos de saúde estão abertos para as pessoas em qualquer faixa etária, principalmente até 59 anos”, afirma trecho de comunicado divulgado pelo Executivo municipal.

O esquema vacinal é considerado completo quando a pessoa já tomou duas doses da vacina após 1 ano de idade. Quem não tiver essas duas doses tomadas após 1 ano de idade não está completamente protegido e deve ser avaliado no posto de saúde mais próximo de sua residência para, eventualmente, receber uma dose adicional.

As pessoas que não sabem, ou não conseguem avaliar se têm o esquema vacinal completo, devem comparecer ao posto mais próximo de sua residência, com o cartão de vacinação, para que um profissional de saúde avalie a necessidade, ou não, de complementar a dose.

Onde a vacina contra o sarampo está disponível

A vacina contra sarampo é aplicada de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, em 20 locais, na cidade e no interior: PSFs de Albuquerque, Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Florestal, Granja Guarani, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Rosário, Vargem Grande e Venda Nova; no Centro Materno Infantil, no Centro de Saúde da Várzea, na Unidade de Saúde Santo Antônio/Alto e nas Unidades Básicas de Saúde de Bonsucesso, Vieira e de Água Quente.

Informações podem ser obtidas na Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, na rua Júlio Rosa, 366, bairro Tijuca, ou através do telefone (21) 2742-9883, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.