MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis se destaca no país pelo uso da tecnologia para o combate à Covid-19

Laboratório Nacional de Computação Científica citou o município pelo uso do app ‘Minha Saúde’

Por Redação Multiplix
30/07/20 - 11:56
Teresópolis se destaca no país pelo uso da tecnologia para o combate à Covid-19 Aplicativo gratuito ajuda na autoavaliação em casos da Covid-19 | Foto: Reprodução/ Instagram (LNCC)

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, desde o início da pandemia vem utilizando a tecnologia como ferramenta para fortalecer as ações de prevenção e combate ao novo coronavírus. Por causa disso, o município é destaque nacional, citado pela instituição de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, como exemplo por usar o aplicativo ‘Minha Saúde’.

São mais de 400 cidades que usam o aplicativo e Teresópolis foi citada nominalmente. A postagem diz: “Somente na Região Serrana, principalmente em Teresópolis, cerca de 15 mil pessoas utilizam o aplicativo toda semana e isso fornece base de pesquisas para entender a evolução da doença, o perfil dos sintomáticos, quem necessita ter prioridade nos testes e atendimentos”.

O ‘Minha Saúde’ é um aplicativo gratuito que ajuda na autoavaliação da população em casos da Covid-19, permitindo ainda, integração e acesso aos serviços de saúde locais. Teresópolis adotou a plataforma no dia 8 de junho, como parte do Programa Estratégico de Testagem, ajudando na identificação dos casos suspeitos de colaboradores, empregados e prestadores de serviços dos estabelecimentos autorizados a funcionar.

“Esse destaque aponta mais uma decisão positiva entre as medidas que já implantamos em Teresópolis para o enfrentamento do contágio pelo coronavírus. Com o aplicativo, o paciente faz uma triagem sem sair de casa, tem o estado de saúde monitorado, com avaliações semanais, e o cidadão tem os seus dados protegidos. Demonstra também a importância da Secretaria de Ciência e Tecnologia na estrutura da prefeitura, pois é a equipe técnica da secretaria que coordena todas as questões práticas relacionadas ao uso de novas tecnologias em benefício da população”, avaliou o prefeito Vinicius Claussen.

A Confederação Nacional dos Municípios recomenda o uso do ‘Minha Saúde’. A ferramenta foi desenvolvida pela GovTechLemobs, incubada na Coppe/UFRJ, junto com a HealthTechProntLife. Também é responsável pelas visualizações de dados e modelos de inteligência epidemiológica aplicada a sinais clínicos para criar estratégias de prevenção, proteção e possível atenção das pessoas com suspeita da Covid-19.

A postagem pode ser conferida na íntegra pelo link.

O aplicativo 'Minha Saúde' pode ser baixado nas plataformas Android e iOS.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.