MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis ganha quatro centros de atendimentos e testagem de covid-19

Unidades poderão fazer até 80 testes diários. Grupo de risco será priorizado

Por Redação Multiplix
19/06/20 - 16:08
Teresópolis ganha quatro centros de atendimentos e testagem de covid-19 Centro de atendimento no Pedrão também realizará os testes | Foto: Isadora Jaron

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, agora vai contar com quatro centros de atendimento e testagem para pacientes com suspeita do covid-19 que serão identificados pelo aplicativo Minha Saúde. A plataforma, adotada pela prefeitura, monitora os casos em potencial de contaminação pela doença.

Nos centros de atendimento, poderão ser feitos até 80 testes por dia. A partir desta sexta-feira, 19, a unidade da rua Dr. Aleixo, 85, na Várzea já está funcionando. O atendimento acontecerá no local de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Já no 2º Distrito, o centro de atendimento está na Unidade Básica de Saúde de Água Quente e funcionará às terças e quintas-feiras, das 8h às 18h.

No 3º Distrito de Teresópolis, a unidade está na Capela Santa Rosa de Lima, no bairro Santa Rosa, e funcionará sempre às segundas, quartas e sextas, nos mesmos horários das 8h às 18h.

O quarto centro de atendimento já funciona no Ginásio Pedrão, na Várzea, durante 24 horas. Os testes, porém, vão começar a ser feitos por lá, de 8h às 18h, com o mesmo protocolo nas demais unidades.

“De acordo com a autoavaliação que o paciente faz pelo aplicativo, a Secretaria de Saúde entra em contato, por telefone, para confirmar os sintomas suspeitos e, se for o caso, agendar o teste em um dos centros de atendimento e testagem mais perto de onde a pessoa mora”, explica Antonio Henrique Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

Protocolo de atendimento

Para que o paciente faça o teste, a prefeitura seguirá com o protocolo do Ministério da Saúde, priorizando idosos a partir dos 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto.

Os pacientes que apresentarem síndrome gripal, com febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória serão acolhidos e avaliados e farão a ficha de triagem. Após a classificação, serão encaminhados para testagem.

Ainda de acordo com a prefeitura, a avaliação clínica definirá se há necessidade de isolamento domiciliar, encaminhamento para urgência e emergência (UPA 24 horas), ou, nos casos mais graves, internação hospitalar. Em Teresópolis, há ainda o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Atenção Básica como rede de apoio.

O aplicativo Minha Saúde pode ser baixado gratuitamente nos sistemas IOS e permitem a triagem e o monitoramento simples entre o cidadão e o serviço de saúde.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.