MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis ganha castramóvel para cirurgias gratuitas e já tem mais de 3 mil animais cadastrados

Unidade aguarda licitação e aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária para iniciar funcionamento

Por Redação Multiplix
08/12/22 - 13:01
Teresópolis ganha castramóvel para cirurgias gratuitas e já tem mais de 3 mil animais cadastrados Mais de 3 mil animais estão cadastrados para fazer castração em Teresópolis | Foto: Reprodução/Bruno Nepomuceno

A partir de agora, Teresópolis, na Região Serrana do Rio, tem um castramóvel e poderá atender os mais de 3.313 animais de estimação que estão cadastrados no município.

A unidade móvel de castração é um veículo totalmente adaptado, seguindo as normas técnicas e sanitárias, para oferecer a castração de cães e gatos gratuita direto nos bairros.

Mas o serviço, que vai acontecer todo mês e obedecerá a critérios de prioridade, ainda não tem data prevista para começar.

De acordo com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Copbea), a contratação de empresa especializada para a prestação de serviço médico veterinário de castração cirúrgica em cães e gatos depende de licitação.

Para a unidade iniciar o projeto de castração, como informou a prefeitura, também é necessária a aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RJ (CRMV-RJ).

Duas clínicas já estão credenciadas para a realização dos procedimentos cirúrgicos: Meu Xodó, na Tijuca, e Cantinho da Bicharada, no Vale do Paraíso.

O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, afirmou que o veículo percorrerá todos os bairros da cidade e realizará castração de cães e gatos. O coordenador da Copbea, Jackson Muci, destacou que o castramóvel era uma antiga necessidade do município:

Com a unidade, vamos conseguir ter o controle de natalidade e isso auxiliará a diminuir o número de animais abandonados e nas ruas.

Cadastro

O programa municipal de castração gratuita da Prefeitura de Teresópolis é voltado para “cães e gatos errantes, comunitários, resgatados e de proprietários com perfil de baixa renda no município”.

Os interessados podem preencher formulário impresso encontrado no balcão de atendimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Av. Lúcio Meira, nº 375, 2º andar, prédio do antigo Fórum, na Várzea) e na sede da Copbea, no Horto Municipal (Av. Tobias Barreto, 21, Quarenta Casas), de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Outros locais são o Cras Meudon (Rua Caramuru, 108, Meudon) e o Cras Fazenda Ermitage (Rodovia Rio-Bahia, km 80).

Outra opção é o Censo Animal online. Basta clicar no link para acessar e preencher o formulário de cadastro.

O programa já castrou 207 cães, 530 cadelas, 412 gatas e 288 gatos, totalizando 1.437 animais.

Também é possível fazer contato com a Copbea, por meio da Ouvidoria Geral do Município, pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo WhatsApp (21) 98126-4038, email ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br e aplicativo e-Ouve.

Todos serão encaminhados à Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.