MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saiba como fazer os testes de Covid-19 e influenza em Nova Friburgo

Prefeitura informou locais e quantidade de exames; confira

Por Matheus Oliveira
06/01/22 - 09:21
Saiba como fazer os testes de Covid-19 e influenza em Nova Friburgo Hospital Raul Sertã realiza testes de Covid-19 e influenza em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Em meio ao aumento de casos gerados pela variante ômicron do novo coronavírus e do vírus influenza, a demanda por testes em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, aumentou consideravelmente.

Com o intuito de informar ao cidadão friburguense, a reportagem do Portal Multiplix conversou com a Secretaria Municipal de Saúde para saber em que locais podem ser feitos os testes em caso de sintomas, se a cidade tem casos registrados de coinfecção das duas doenças e qual a disponibilidade da realização de testes nas farmácias locais.

De acordo com a secretaria, os testes de detecção de Covid-19 estão sendo feitos no Centro de Triagem, que fica na Via Expressa, em Olaria, e no Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro, para os pacientes que chegam à unidade e necessitam da realização do exame.

De acordo com a pasta, a testagem da influenza é feita somente no Hospital Municipal Raul Sertã, seguindo o protocolo da unidade que é baseado nas orientações do governo do estado e do Ministério da Saúde para pacientes com sintomas graves da doença.

“Existe uma dificuldade nacional de aquisição de testes contra a Influenza, portanto, não é uma situação exclusiva do SUS, muito menos de Nova Friburgo”, informou a prefeitura.

O Executivo destacou que mesmo assim possui testes que suprem a demanda da cidade.

Movimento é intenso no Centro de Triagem na Via Expressa nesta quinta-feira, 6Movimento é intenso no Centro de Triagem na Via Expressa nesta quinta-feira, 6 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Flurona

Com o aumento de casos positivos de influenza e Covid-19, surgiu a possibilidades de uma coinfecção pelos dois vírus ao mesmo tempo, que recebeu o nome de flurona.

Entretanto, em Nova Friburgo, a prefeitura informa que não tem conhecimento de casos registrados na cidade.

Testes em farmácias

A produção entrou em contato com algumas farmácias da cidade para verificar se elas realizavam os testes de Influenza.

Os estabelecimentos informaram que têm os exames, mas estão aguardando a liberação por parte da secretaria de saúde.

Questionada, a prefeitura informou que, “a portaria que autoriza a realização de testes para a detecção da Influenza em farmácias está correndo dentro dos trâmites legais, passando pela análise do gabinete do chefe do Executivo Municipal”.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.