Nova Friburgo promove mutirão para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue
Evento ocorre neste sábado, das 8h às 12h, no hemocentro da cidade; saiba se você pode doar
.jpg)
Nesta quinta-feira, 25, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data que destaca a importância de salvar vidas em todo o mundo. Na Região Serrana do Rio, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo realizará um mutirão de doação no Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins. A ação ocorre no sábado, 27, das 8h às 12h.
Não é necessário fazer agendamento para participar do mutirão. Basta levar CPF e RG. O hemocentro fica na avenida Presidente Costa e Silva, 349, anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro.
O local é responsável por atender Nova Friburgo e mais 12 municípios da serra fluminense. Com a ação no sábado, a expectativa é que os estoques de sangue sejam abastecidos, tendo em vista a demanda sempre grande.
Doar sangue é doar vida
O fisioterapeuta Jackson Macário doa sangue todos os anos em Nova Friburgo e acredita que participar desta corrente do bem e ajudar o próximo, é gratificante.
“Já virou meta: ir doar sangue pelo menos uma vez por ano! O fato de você simplesmente ir até o banco de sangue, reservar um tempinho para doar o e sair de lá sabendo que tinha alguém que estava precisando e você colaborou, é gratificante! E é algo tão simples e indolor”, afirma.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no país, o que corresponde a 1,6% da população brasileira.
Segundo a Fiocruz, embora o percentual de doadores esteja dentro da recomendação da OMS, de que pelo menos 1% da população seja doadora, é necessário aumentar esse índice, estimulando que mais pessoas passem a ser doadores regulares, para manter os estoques de sangue em níveis seguros.
Infelizmente as pessoas só se dão conta da importância quando algo muito próximo acontece a elas. Doar sangue é uma autorreflexão para nossa sociedade de como a empatia salva. Doe sangue, doe vida.
Quem pode doar sangue?
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade deverão estar acompanhados do responsável.
Para doar pela primeira vez, é preciso ter no máximo 60 anos, estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos.
Não pode doar sangue quem possui ou já teve alguma doença, como, por exemplo, hepatite, malária, AIDS, doença de chagas e mal de Parkinson.
Além disso, alguns fatores temporários impossibilitam a doação, como estar grávida ou amamentando, ter feito tatuagem em menos de 12 meses, ter realizado endoscopia ou colonoscopia em menos de seis meses e ter tido gripe ou Covid-19 em menos de 15 dias.
Criação do Dia Nacional do Doador de Sangue
O Dia Nacional do Doador de Sangue foi estabelecido em 1964. A data coincide com o aniversário de fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.