MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo promove campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio em escolas

Trabalho tem como foco crianças e adolescentes; Cantagalo e Cordeiro também reforçam atendimentos de saúde mental

Por Natalia Amorim
01/09/22 - 16:06
Nova Friburgo promove campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio em escolas Campanha Setembro Amarelo é dedicada aos cuidados com a saúde mental | Foto: Banco de imagem

Durante este mês de setembro serão realizadas ações intersetoriais com foco em prevenção ao suicídio nas unidades escolares de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

As atividades fazem parte da campanha Setembro Amarelo, dedicada aos cuidados com a saúde mental. Através dos programas de Prevenção ao Suicídio e Saúde na Escola, o trabalho terá como foco as crianças e os adolescentes do município.

Nos últimos meses, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cresceu o número de notificações por tentativas de suicídio entre essa faixa etária, especialmente nos jovens de 15 a 19 anos.

Inicialmente, duas escolas receberão atividades com temas que abordam a saúde mental, no intuito de prevenir os casos de suicídio.

Rodas de conversa com música serão realizadas na Escola Municipal Vevey La Jolie, em Conquista, e no Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira, em Olaria.

Os profissionais avaliam a possibilidade de ampliar a agenda para mais escolas durante o próximo mês.

A Secretaria de Saúde informou que, além destas atividades, desenvolve ainda um trabalho permanente de cuidados com a saúde mental:

Na rede pública de saúde de Nova Friburgo há 37 psicólogos que trabalham tanto nos postos de saúde quanto nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Clínica Santa Lúcia.

Adesão de outros municípios

Através das redes sociais, a cidade de Cordeiro, também na Região Serrana, alertou sobre a importância de oferecer suporte necessário para aqueles que precisam de cuidados com a saúde mental e salientou que as pessoas que quiserem buscar ajuda profissional podem procurar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade.

Em outro município da região, Cantagalo, o projeto “Viver com Saúde”, que acontece de forma itinerante, tem oferecido diversos serviços de saúde à população. Contudo, este mês, conforme divulgado também nas redes sociais, o foco está no cuidado com a saúde mental, como o combate ao uso abusivo de álcool e drogas, combate à violência e a prevenção ao suicídio.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 deste mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A campanha foi criada no país, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. Por ano, mais de 1 milhão de suicídios acontecem em todo o planeta. No Brasil, são registrados mais de 14 mil suicídios.

As causas do suicídio são variadas e, segundo o CVV, especialistas identificam transtornos mentais na maioria das pessoas que se suicidam ou que tentam fazê-lo.

O Setembro Amarelo é um movimento coletivo para promover a saúde mental e dar suporte para quem precisa de ajuda.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.